14/03/2014

Misfortune.gb

Misfortune é um jogo extremamente obscuro do Game Boy. Uma vez que não existem cartuchos ou ROMs desse jogo, todas as informações a seu respeito vêm de relatos e diversas screenshots feitas em emuladores. O jogo não possui créditos e quem quer que esteja envolvido na sua criação permanece anônimo até hoje. As poucas pessoas que o jogaram consideram esse um dos jogos mais assustadores de todos os tempos.

Levando em conta a "idade" dessa história e seu status entre os fãs de jogos de terror, é perfeitamente possível que os autores de Creepypastas como Sonic.exe e Síndrome de Lavender Town tenham se inspirado na história de Misfortune.

História/Conceito

O jogador controla um personagem que aparenta ser um garoto em um prédio de arquitetura gótica. Uma cruz invertida e diversos esqueletos são vistos no chão.Depois de explorar por algum tempo, o jogador encontra uma criatura malévola. Embora ele não se identifique, algumas pessoas (baseadas em certas semelhanças) dizem que se trata de uma representação de Baphomet, Belzebu ou de Lúcifer.

Ao encontrar a criatura, uma caixa de texto aparece: "Eu existo no interior do tecido da realidade. Você quer me desafiar?" Em seguida, o jogador deve escolher entre "Sim" e "Não". Se escolher "Sim", a criatura irá responder "Nesse caso, comecemos."


Gameplay

O jogador é transportado para uma série de salas que parecem labirintos, cada uma com buracos no chão, portas trancadas, chaves e armadilhas.
O objetivo do jogador é passar por cada uma dessas salas, tendo para isso que ou alcançar as escadas ou desvendar uma espécie de quebra cabeça. Estes podem ser charadas ou então escolher uma porta ou trilha para se seguir. O exemplo mais conhecido é uma fase onde existem quatro pequenas cabanas: uma caixa de texto aparece, onde se lê "Escolha errado e a desgraça cairá sobre seus entes queridos. Está pronto para jogar?"






Se o jogador cometer um erro que seja em qualquer momento do jogo, a tela vai ficar escura e logo em seguida irá mostrar uma imagem mais detalhada da criatura, junto com uma caixa de texto onde se lê "eu sou deus aqui." escrito com o que parece ser sangue.




Supostos efeitos colaterais

Histórias sobre o jogo e seus efeitos maléficos circulam pela internet desde meados da década de 90. Alguns jogadores dizem ter sofrido de depressão e pavor constantes após verem a tela de "Game Over". Estes jogadores, que eram extremamente ativos em forums, se tornaram inativos sem qualquer aviso prévio, e crê-se que estão mortos ou desaparecidos. Discussões fervorosas foram travadas nos fóruns por algum tempo, mas o mistério nunca chegou nem perto de ser resolvido. Alguns diziam que a história toda era algum tipo de piada sem graça. Outros achavam que ver a imagem da criatura após perder o jogo realmente trazia desgraça para a vida do jogador. E logo, começaram as especulações em torno da trilha sonora do jogo.


Trilha sonora

A música do jogo consiste de zumbidos profundos e melodias desafinadas. O jogo possui uma trilha sonora inquietante, mesmo sendo limitada pelo chip 8 bit do Game Boy. A tela de "Game Over" vem com uma música irregular, quase nauseante, com uma frequência muito alta acompanhando-a. Rumores dizem que essa faixa podia afetar o humor e os pensamentos da pessoa. De todas as supostas quatro músicas do jogo, apenas duas podem ser encontradas na internet: "The devil's realm" e "Cursed child" (http://misfortune-dot-gb.webs.com/music).

Disponibilidade

Não existem mais do que algumas screenshots e parte do áudio do jogo na internet. Não há, como dito no começo do texto, uma ROM em nenhum site. Se você está se perguntando como pode encontrar esse jogo, vou lhe dizer o seguinte: se você é um grande colecionador de cartuchos de Game Boy (ou mesmo de ROMs de Game Boy), você provavelmente já tem esse jogo com você.

Se você já revirou sua coleção de cartuchos e tem certeza que não encontrou esse jogo, eu diria para olhar de novo. Não nas etiquetas dos cartuchos, mas dentro deles - nos jogos. Misfortune nunca foi lançado oficialmente. Além disso, muitas pessoas notaram que diversos sprites e texturas do jogo vinham de outros jogos que tem mecânica semelhante.

Algumas pessoas que jogaram através de ROMs notaram algo envolvendo jogos que não faziam sentido. Em alguns casos (a maioria envolvendo jogos como Zelda ou Pokémon) as pessoas descobriram que glitches e às vezes uma certa sequência de eventos e escolhas levava o jogador direto para Misfortune.

Onde está escondido?

Infelizmente não existem muitas informações sobre esse jogo na internet, provavelmente porque poucas pessoas conhecem de fato o jogo, ou mesmo por ser tão difícil de encontrar. Mas não se desanime. Pode não haver muito, mas se você procurar bem você pode descobrir. Não espere encontrar logo no começo das suas pesquisas. Uma certeza é a de que Misfortune está escondido nas ROMs (e, obviamente nos cartuchos), embora existam especulações de que, na verdade, o jogo está escondido na placa mãe do Game Boy. Não se sabe quantos jogos possuem Misfortune, mas alguns estão listados a seguir:

-Legend of Zelda: Link's Awakening
-Pokémon: Red
-Pokémon: Yellow
-Spud's Adventure
-Puchi Carat
-Atelier Marie (JP)

Considerações finais

A única questão que resta é por que Misfortune está escondido, e não apenas muito escondido, mas também escondido em jogos que aparentemente não tem nenhuma conexão entre si. Alguns rumores dizem que, por sua natureza pertubadora e pela "maldição" envolvendo o jogo, a Nintendo jamais permitiu que fosse lançado e escondeu o código do jogo em outros títulos já lançados. Mas isso parece improvável devido às regras estritas da Nintendo sobre o que é aceitável e o que não é. E é impossível que eles permitissem que tal jogo fosse incorporado em seus jogos populares sem que ninguém soubesse.

Mesmo sem nunca ter ficado claro o que precisa ser feito para encontrá-lo ou mesmo por que ele está ali, Misfortune ainda é considerado, pelas poucas pessoas que o encontraram, o jogo mais assustador já feito.

50 comentários:

  1. essas musicas que mechem com pscologico nunca funcionam direito comigo, talvez seja pq eu ouço Pink Floyd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somos 3 então :D

      Excluir
    2. Posso ir junto? Ouço Pink Floyd dsd a infância \o/

      Excluir
    3. Tb quero ir Posso? Eu tb ouço pink Floyd
      We no need of EDUCATION...Hey Teacher Leave The Kids Alone

      Excluir
    4. PARA O BUSÃO AI 2 ANOS MAS CHEGUEI

      Excluir
  2. vi o tutorial e pelo jeito o jogo existe mesmo, mas pde ser um hack, alguem tem que conferir com o pokemon original para ver se é mesmo. Gostei da creepy mesmo essa história de jogo amaldiçoado já estar mais que batida. Aguardando ansiosamente uma coisa nova 'w'

    ResponderExcluir
  3. Olha, se dissessem mais ou menos como encontrar, eu tentava e jogaria (obviamente, se existisse). SE isso existe, teria pelo menos um macete pra entrar né... E outra coisa,quando disseram ali q estava na placa do GB, pq estaria nas roms tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na lista dos jogos onde o Misfortune teria sido encontrado, tem um link que mostra como encontrá-lo em Pokémon: Yellow. A suposição de que estaria na placa mãe do Game Boy foi levantada porque, como foi dito no texto, não existe nenhuma conexão entre os jogos em que ele foi encontrado (exceto pelos dois jogos da franquia Pokémon). Eu vou ser franco, eu não entendo NADA de programação, então não sei se seria possível "incorporar" o jogo nos códigos dos emuladores ou algo do gênero.

      Excluir
    2. Awdur, dá pra encontrar então? Blz. E outra, tenta citar a fonte do Creepypasta Wiki, pq vc traduziu de lá.

      Excluir
    3. Ai meu deus, ELE traduziu, posts assim nunca precisaram de fonte, só quando o autor não fica em anônimo

      Excluir
    4. Vale lembrar que o link da CPWikia tá no rodapé do blog e também na seção Perguntas & Respostas.

      Excluir
    5. Talvez seja uma ativação que esteja na placa mãe, tipo uma chave e uma fechadura, uma fechadura só abre com a chave certa, pode ser o mesmo sistema deve ter um chip nesses cartuchos que com a combinação de fatores poderá abrir esse jogo na placa mãe.Resumindo você coloca o cartucho faz o que tem que ser feito e então o jogo abre (mas sei la to só supondo) :P.

      Excluir
  4. Parece real e.e


    As creepys estão demorando para chegar hein.....

    ResponderExcluir
  5. Se eu num fosse a pessoa mais cagona que conheço eu procuraria jogar isso aí...


    D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que o jogo original nem existe, mas eu jogaria se achasse

      Excluir
    2. Eu também jogaria, principalmente pelo meu emulador de celular pra GBA ter "load" e também "save" que se pode usar a qualquer momento, em qualquer jogo.
      PS: Eu usava o save e load pra nunca falhar na captura de pokemóns lendários kkkkkkk

      Excluir
  6. Olha,eu fui pesquisar um pouco e encontrei esse jogo,bem,não é exatamaente o jogo,mas é como um remake,uns caras,se baseando no que sabiam sobre o jogo,tentaram fazer o jogo,e ele esta disponivel para download,alguém que o link?

    ResponderExcluir
  7. achei o link aqui oo http://goo.gl/gvwiFw aperta ctrl+f e vai copiado o link ate chegar no final pra nao errar

    ResponderExcluir
  8. Amo essa creepypasta desde que a vi pela primeira vez *-* é minha favorita e está no meu blog, Creepypasta Universe.
    (Nota: Não estou acusando ninguém de nada, meu blog não é conhecido o suficiente pra eu ter o direito de fazer acusações :/)
    Mas enfim, eu realmente sou louca por essa creepy, as imagens foram muito bem feitas (se não forem reais), a história é muito interessante e não é cansativa nem se torna tediosa.
    Além, claro, de você ficar tipo: "WTF NINTENDO??"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu blog devia ser mais conhecido, passei lá e Jesus, é muito bom mesmo *-* vou entrar todo dia

      Excluir
    2. Valeu!!! :D
      Tornar um blog conhecido é mais difícil do que parece... me curvo diante dos donos do CPBR!

      Excluir
    3. Fiquei curioso e acabei entrando no seu blog, gostei muito!
      Vou deixar nos meus favoritos pra ver como são as atualizações :3

      Excluir
  9. Nunca vi nenhuma dessas músicas que possuem uma frequência que vai te dar aloka,alguém conhece algumas ._. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um site com as duas únicas músicas do Misfortune que já foram encontradas, atualizei o post e coloquei o link ali em "Trilha sonora".

      Excluir
  10. Hum... vou tentar fazer no meu pokemon yellow em meu super game boy , parece bem interessante , gosto de testar as creepypatas , ja testei varias , tails doll (inconclusivo) , red misty (real) , skyrim manequins (real) , syndrome lavender town (inconclusivo) , a morte de bart simpson (fake) , herobrine(real) , todos testados exatamente com é descristo em suas creepypasta , em relação ao simpson a aoa red misty eu procurei por pistas e relatos até chegar na conclusão , no caso do simpson ñ existe , no caso red misty eu achei o video original , vou testar esse tbm , espero q seja real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The red misty is coming.....caralho só de falar isso me da um arrepio dos caramba.

      Excluir
    2. Red misty é real achei por acaso , no you tube ta com o nome de "la muerte del calamardo" acho q é assim q se escreve , ja tinha dado essa creepypasta como fake e estava procurando indicios da morte de bart simpsom quando esbarrei com esse video , é tenso , ñ o desenho , pois sem contar os olhos estranhos e os chuviscos , o desenho é igual ao original mas na parte final tem 3 momentos q da um flash se vc pausar ai fica muito tenso, nem gosto de me lembrar ñ tive estomago pra isso.

      Excluir
    3. QUE FODA CARA!O.ored mist e bem foda mesmo cara mais eu acho que red mist e fake

      Excluir
    4. eu acho que vi esse mesmo por isso eu tenho caláfrios só de pensar, uma creepy que eu to esperando pra ver se é verdade é uma do fallout que tem rádios fantasmas e que fala o que vai acontecer no futuro, na creepy fala que nesse ano a rainha da inglaterra vai morrer só esperando pra se confirmar, se isso se confirmar nosso futuro desse momento em diante não é tão bom :(.

      Excluir
  11. Avisa ae se for vírus XD

    ResponderExcluir
  12. Cara eu adoro ler essas creepypastas ouvindo losing my religion,snuff e gloomy sunday (da uma tristeza ouvir gloomy sunday :(.)

    ResponderExcluir
  13. Meio clichê, mas se existir vou tentar jogar. NO$GBA, EU ESCOLHO VOCÊ!

    ResponderExcluir
  14. tenta baixar o visual boy advanced ele emula todos os gameboys e é bem mais confiável eu uso ele direto é o melhor que tem ;)

    ResponderExcluir
  15. Eu sonhei com essa droga...
    Eu sonhei que consegui entrar nele e quando eu cheguei naquela sala com uma cruz eu fiquei com medo e sai, mas começou a aparecer um monte de coisas do jogo no meu pc como se esse bicho ai estive-se controlando meu computador e magicamente eu sabia que a melhor forma de acabar com isso era excluir o jogo... quando eu finalmente consegui excluir ele (tava dificil mechemer o mouse, era como se tive-se alguem mechendo nele também) o meu despertador tocou ç-ç

    ResponderExcluir
  16. Agr que pensei sobre o assunto da história será que nakela época algum funcionário queria que vingar da nintendo por causa de algum mal entendido e assim Fez o misfortune ?

    ResponderExcluir
  17. Agr que pensei sobre o assunto da história será que nakela época algum funcionário queria que vingar da nintendo por causa de algum mal entendido e assim Fez o misfortune ?

    ResponderExcluir
  18. Me mordi de curiosidade de ouvir a trilha sonora do jogo, mas nem.. shuahsuashus Tive muita vontade jogá-lo, mas com alguém do meu lado :B kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Ouvi as trilhas sonoras mas... a musica de Lavander Town de Pokemon me assusta mais...

    ResponderExcluir
  20. Já não postaram essa creepy aki antes não??

    ResponderExcluir
  21. Partiu ouvir a trilha sonora! Depois de escutar lavander town de boas com isso aí quem tem coragem?

    ResponderExcluir
  22. Já escutei trilha sonora nem dá medo e eu vi um vídeo de uma pessoa jogando ou seja, o jogo é real sim tá lá no youtube só ver.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, eu tenho esse jogo, aliás, ja zerei( é só ter paciência ) quem quiser entra em contato comigo : humordavida22@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Seria mais assustador se o capeta do jogo não fosse tão fofo, sério, até o Meta Knight parece ameaçador perto dele ._____.

    ResponderExcluir
  25. Seria mais assustador se o capeta do jogo não fosse tão fofo, sério, até o Meta Knight parece ameaçador perto dele ._____.

    ResponderExcluir
  26. Coroi o cara também acredita em multiverso

    ResponderExcluir
  27. Sei que essa lenda é bastante antiga já, não sei nem se faz algum sentido eu estar comentando isso agora kkkkk, mas enfim...
    Eu conheci essa lenda pelo canal do Tirant Gamer lá no YouTube, assisti exatamente no dia que ele lançou, e desde então eu andei fazendo pesquisas sobre isso aí (não tenho esse costume, mas esse aí me chamou bastante a atenção), e como todos já sabem existe o guia que supostamente faz vc encontrar o jogo no Pokémon Yellow, e eu até tentaria fazer isso, mas é muita coisa a se fazer, pra depois talvez nem funcionar. E o que me deixa boiando ainda é o fato de existir alguns vídeos da suposta versão original circulando por aí, mas nenhum vídeo do guia feito pelo gringo lá, e ninguém fala um A sobre isso kkkk
    Quem sabe um dia eu não tente fazer o esquema todo (correndo o risco de perder um tempão pra nada), e se possível gravar isso tudo, nem que seja para provar que não funciona nada mesmo, já que não existe nada no YouTube que convença o suficiente

    ResponderExcluir