23/12/2017

Uma História de Terror de 400 A.C

Sou um pesquisador de história nórdica em uma famosa universidade do Reino Unido, e recentemente descobri algo no mínimo muito perturbador. Descobri somente porque me enviaram algo, sendo que não passo mais muito tempo trabalhando em campo, prefiro decifrar runas em meu escritório ou dar palestras. Recebi uma peça com runas nórdicas, achada na Lapônia (o que já é muito estranho). 

Os testes de laboratório datam por volta de 400 A.C, e parece estar estilizada em um poema épico, falando sobre um certo Deus. O mais bizarro é que não consegui encontrar registros sobre esse Deus em nenhuma área do panteão, muito menos uma explicação para escreverem runas nórdicas em uma região norte da Finlândia - que era uma grande área inabitada nesse período. 

Antes de passar para vocês a transcrição, tenho a obrigação de fazer uma observação sobre essas runas: Francamente, foram muito mal escritas; arranhadas apressadamente contra um bloco de pedra. A pedra é original da Noruega, de uma área no extremo sul, e provavelmente foi levada em uma viagem pelo seu autor para a Lapônia - provavelmente na procura desse tal Deus. É muito possível que que isso mostra um senso de urgência na época da escrita e, com alguns indícios de ossos e o que parece ser pedaço de armadura encontrado perto da peça, podemos concluir com um bom grau de precisão que essa foi uma das últimas coisas que o autor fez com vida. De qualquer forma e sem mais delongas, permita-me apresentar a escritura da peça: 

"Expulso dos céus, durante a noite, pelos Deuses, [intraduzível] vive na escuridão. Deus do sono, dos sonhos, da noite, Ele sempre habita a luz minguante. 

[Intraduzível] surge apenas na noite mais longa, quando a força dos homens está fraca. Expulso por seu desejo insaciável por crianças, [intraduzível] os procura-os onde quer que se escondam, sempre faminto, sempre à espreita. 

Os homens chamam [intraduzível] de O grande juiz, Ele toma nota de quem é digno de punição, mas eu sei a verdade. Ele tem fome de todos. 

Ele não pode ser derrotado por espada, nem fogo, nem nenhum tipo de mágica Shaman. Entretanto, [intraduzível] pode ser saciado, sua grande fome reduzida com ofertas de alimentos, para que assim Ele possa ir para seu próximo destino. Senhor do sono, Ele sabe quando suas vítimas acordam. Chorar, correr, nada disso impede sua ira pela humanidade.  

Preso por enormes correntes, o som do metal antecede sua vinda. Ele teme apenas a luz, e apenas vem nos dias mais escuros do anos. 

Nada pode bloquear a vinda Dele para sua vila. Ele até poderá adentrar pelos buracos-de-fumaça² quando as portas estão trancadas, e não pode ser impedido. 

Todos temem o [intraduzível]. Todos temem sua chegada."

Bem, é isso que a peça dizia. Bastante perturbadora, na minha opinião. A palavra marcada como "intraduzível" é sempre a mesma, e não é nenhuma palavra que eu conheça ou que tenha conseguido achar em minhas pesquisas. Entretanto, foneticamente, se aproxima mais ou menos de "San D'Klass". Podemos apenas supor que esse seria o nome do Deus, mas como já disse, não consegui achar mais referências na cultura nórdica. Se alguém tiver alguma ideia da origem dessa peça, comente, por favor. 


Resultado de imagem para creepy santa claus

FELIZ NATAL, CREEPERS!

¹ O tradutor de runas acredita que "buraco-de-fumaça" se refere, na Cultura Nórdica, ao buraco tradicional no topo da cabana, que é impossível de fechar pois os moradores sufocariam com a fumaça produzida pelo fogo. Pelas noites serem absurdamente frias na Noruega, não era possível passar uma noite sem uma fogueira. Sem o fogo morreriam congelados; com o fogo e o buraco fechado morreriam sufocados



10 comentários:

  1. Sinceramente? Incrível.
    Não me deu medo mas me fez refletir um pouco e me deu certa ansiedade.
    8/10, pois logo notei que era relacionado ao natal.
    Ainda assim, muito obrigada pela tradução Divina! Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A verdade sobre Papai Noel!
    Gostei da creepy, achei a abordagem bem legal XD

    Feliz Natal a todos!

    ResponderExcluir
  4. San D' Klass=Santa Claus?
    Devo estar viajando aqui, mas só comentei pq foi mencionado que a criatura também entra pelas "chaminés"

    ResponderExcluir