04/01/2012

Goat Jump


Alguns jogos antigos tendem a ser fontes de alguns hacks extremamente estranhos  – especialmente os jogos de PC, obviamente, mas até os jogos de cartucho não-licenciados eram bastante fáceis de serem hackeados, e tenho certeza de que a maioria das pessoas se lembra ou já ouviu falar de algum deles (Sonic the Hedgehog 4 para SNES, por exemplo).

Gosto de colecionar esses jogos estranhos sempre quando tenho a chance - a maioria deles são apenas merdas feitas por mongolóides, mas algumas delas são realmente engraçadas, ou até mesmo assustadoras. Veja o jogo Goat Jump, por exemplo - Eu o comprei do dono de uma loja de penhores que eu sabia que ele já sabia que eu comprava jogos antigos. Eu não sabia se Goat Jump era o nome real, porque a etiqueta original havia sido arrancada e essas duas palavras haviam sido escritas no cartucho com uma caneta preta.

De qualquer forma, Goat Jump aparentemente era um jogo não-licenciado para NES. No momento que você o coloca no seu console, ele imediatamente começa. Sem créditos, sem tela de início, nada. Os gráficos consistem em um rancho/pradaria se repetindo no fundo varias vezes, e o jogador é um pequeno cowboy com gráficos de merda. As "cabras" não se parecem nada com cabras, mas eu acho que elas não se pareciam com qualquer outra coisa, pra ser sincero. O botão A faz você pular, enquanto o B não faz nada. Pressionando Start irá pausar o jogo - a tela é preenchida quase completamente com a palavra "STOP" em letras maiúsculas brancas – e pressionando Select irá fazer com que seu personagem pare de se mover, e um som muito alto toque (Mas que porra...). A música é feita somente por barulhos pseudo-ocidentais de baixa qualidade. Quando você encosta em uma cabra, o jogo faz o mesmo barulho de quando você aperta Select, e a tela muda para um fundo preto com a palavra "LOSE" preenchendo toda a tela. A partir daí, o jogo deve ser reinicializado para voltar a funcionar.

A jogabilidade consiste somente em saltar sobre cabras. Aparentemente, sua única recompensa aparente para isso é 1 ponto por cabra, com a velocidade de deslocamento e o número de cabras aumentando aos poucos. Em torno da marca de 15 minutos (tenho uma mania estranha de ficar cronometrando minha jogatinas, mas enfim...), as coisas começam a ficar estranhas. A música é ocasionalmente interrompida com sinais sonoros altos e tons estranhos fora de sincronia com a música. Os sprites da cabra começam a mudar repetidamente, com erros de cores e tal; na verdade, alguns são apenas massas incoerentes de pixels coloridos. Seu sprite de cowboy fica mudando ocasionalmente de posição, por isso, as vezes parece que ele está fazendo um moonwalk. Os erros se tornam cada vez mais graves, e o terreno finalmente é afetado, também. Céu cinzento, árvores marrons, e alguns pixels vermelhos espalhados pelo local, que eu suponho que seja sangue. Neste ponto, a música já está totalmente incoerente; somente sons estranhos e sem melodia nenhuma. Seu sprite fica deslizando ao longo da fase dando moonwalks ocasionais, e os sprites da cabra ficam semi-afundados no terreno. Você chega ao final de sua jornada em torno de meia hora, onde você entra no primeiro (e único) edifício do jogo, com gráficos cinzentos e nojentos. Lá dentro, seu personagem desliza para dentro de uma espécie de amassador de lixo ou algo assim, e então um “grito” tenso e muito alto pode ser ouvido; depois disso, você ganha 100.000 pontos. Uma tela preta com as palavras "VOCÊ VENCEU" aparece, com uma cabra toda fudida dançando abaixo das palavras.

Novamente, o jogo deve ser reinicializado manualmente. Falhas gráficas e sonoras aparecem aleatoriamente em jogatinas diferentes; Cabras são substituídas pelo seu sprite de cowboy, que por sua vez está deitado em uma poça de "sangue" em volta dele e, ocasionalmente, faltando alguns pedaços (pernas, braços, cabeça, etc). Às vezes, o cowboy também é substituído por uma cabra ou, intrigantemente, por uma bota gigante.

Como eu disse antes, estranho... Nunca encontrei qualquer informação sequer sobre Goat Jump em lugar algum. Suponho que era somente uma brincadeira, um projeto pessoal ou algo assim... Que jogo fudido.

7 comentários:

  1. A melhor Creepy que já ví sobre o seriado Chaves...

    Essa é inédita:

    http://www.forumch.com.br/index.php?showtopic=17528&st=0

    ResponderExcluir
  2. SPAM.
    Mas foda-se, parece legal, vou dar uma olhada.
    E essa creepypasta Goat Jump é muito fodida, sem graça, entre outros.

    ResponderExcluir
  3. Vocês pegam essas creepypastas da Creepypasta wiki?

    ResponderExcluir
  4. Por que 97% das creepypastas sobre games iniciam em uma feira de jogos antigos com um cartucho com a imagem arrancada e o nome escrito em caneta preta?

    ResponderExcluir
  5. Já joguei esse hack num Polystation faz uns 10 anos, numa daquelas fitas 300 in 1 que só tinha 4 jogos. A fita era ruim, a gente soprava, lavava, passava bombril (me disseram na época que isso também ajudava quando a fita não pegava), mas acabei estragando a fita. Nunca achei a ROM na Internet, nem em camelô nenhum. Mas o jogo é bem tosco e tenso.

    ResponderExcluir
  6. em creepypastas de game ou episódios perdidos sempre tem a famosa frase
    *foi ai que as coisas começaram a ficar estranhas*

    ResponderExcluir