25/12/2018

Estranho Programa de Televangelismo que Encontrei

Meu pai tinha uma coleção de fitas VHS, desde gravações de festivais de musica até fitas gravadas
da televisão como filmes, programas de TV e também novelas que passavam de noite para minha mãe assistir no outro dia, pois ela trabalhava em um hotel no período da madrugada e quando sobrava um tempo de dia poderia assistir.

Lembro de também ter feito algumas gravações de programas como TV CRUJ pra assistir depois porque não era sempre que eu podia ver quando passava, meu pai chegava do trabalho bem no horário que era transmitido e queria assistir as noticias em outro canal, não tinha muito o que fazer e deixava gravando uma fita em um canal enquanto ele assitia outro. Recordo de gravar filmes quando criança, um que me marcou de ter gravado, foi aquele filme horrível do Batman do George Clooney pra assistir outras vezes, vai entender, criança é complicado.

Quando encontrei as fitas fiquei muito nostálgico equeria rever aquelas coisas nem que fossem somente trechos, apenas pra relembrar, eu não tinha um aparelhode VHS e eram tantas fitas que não valeria pagar pra converter em mídia digital, resolvi procurar algo na internet que funcionasse. Passaram-se alguns dias desde que encontrei um supostamente em bom estado e enfim recebi, instalei na TV de tubo que ainda tenho pra jogar em vídeo games antigos, assim a imagem não se distorce tanto como seria em um aparelho moderno.

Peguei algumas fitas e comecei a assistir, na maioria delas havia uma etiqueta dizendo o que tinha gravado, outras tive que descobrir, tinha uma gravação do meu pai na apresentação do Queen na primeira edição do Rock in Rio com uma qualidade tão ruim que parecia ter sido filmada numa calculadora, havia também filmagens de passeios com meus pais quando criança, gravações de comerciais aleatórios, até cine privê tinha e aqueles programas religiosos que passavam e ainda passam nas madrugadas na televisão.

Foi uma nostalgia muito grande rever certas coisas e ver outras que nem lembrava mais, mas uma filmagem em particular me deixou com uma grande sensação de desconforto, não de medo ou tremedeiras, quanto mais eu assistia mais eu queria assistir, me lembrava aqueles filmes found footage e entrei na atmosfera daquela gravação.

Não sei qual emissora passou pois no começo da gravação havia uma mensagem que dizia: "Esse programa é uma produção independente e de responsabilidade de seus idealizadores", como normalmente aparece até hoje em alguns programas religiosos e de televenda, por isso não sei dizer qual canal passou, pode ter sido qualquer um. Nela um pastor de televisão estilo esses que passa na Record só que se passava no começo dos anos 90, filmado com uma câmera péssima, não algo distorcido cheio de chuviscos que impedem de identificar as coisas mas sim uma imagem opaca meio esverdeada com tons de rosa alternando para as cores normais em certos momentos, grande chance de estar danificada como algumas que havia visto antes.

Era um cenário só onde o pregador com uma cara parecida com a do Jim Jones fazia orações para o pessoal que assistia pela TV e em um estilo parecido com o fala que eu te escuto, recebia ligações das pessoas ao vivo, rolava algumas ligações no decorrer do programa, alguns pedidos toscos como uma senhora que queria se casar e pedia uma oração para encontrar um marido e outra que queria aprender a cozinhar, mas numa dessas ligações alguém que supostamente se diza dominado por algo, pede uma oração que o pastor atende e enquanto ele ora, a pessoa no telefone começa a tossir gradualmente até que fica um silencio na linha, o pastor continua com a oração e quando terminada, ainda em silencio por alguns segundos, a pessoa do outro lado da linha fala alguma coisa em um idioma estranho, não uma frase tipo um encantamento, duas palavrinhas bastaram.

Ao fundo se ouve as vozes do pessoal da produção perguntando o que tinha acontecido e do nada
ouve-se um grito, no mesmo instante o pastor olha pra frente, não focando a câmera e sim para o que
estava rolando pelos bastidores. A transmissão ainda continua e o pastor pergunta o que está acontecendo. 

Outra vez se escuta as mesmas palavras que a pessoa do telefonema tinha dito e o câmera que
operava o aparelho cai, fazendo com que a imagem se desenquadre, mirando ao chão, ainda pegando
uma parte do púlpito e do peito pra baixo do pastor, que após o ocorrido corre em direção ao
câmera para tentar socorrer, ele pede pra que a transmissão seja interrompida e que chamem por
socorro medico, nesse instante alguém do fundo vai em direção ao pastor com uma postura
ofensiva e nesse instante a transmissão de imagem para de ser exibida e entra uma comunicado de
problemas técnicos, porem o áudio ainda rolava, não muito nítido mas ainda de forma que se
podia ouvir.

O pastor que pelo que parecia havia sido agredido pede em nome de jesus para que
a pessoa pare, nesse instante há silencio no áudio e o pastor começa a orar sem parar mais e
mais, escuta-se uma tosse fraca seguida de choro junto ao som quase inaudível que parecia ser uma
discussão ao fundo. As discussões param e o que se ouve também parecem choros, sem parar de orar ele continua até q nada mais se ouve a não ser a voz do pastor, passam-se alguns segundos de oração
até que se escuta um som de engasgo e então silencio novamente, também se passam alguns segundos
e ainda sem imagem mas o áudio rodando, se ouve aquelas mesmas palavras próximo ao microfone
da câmera e a transmissão encerrou por completo.

Consegui converter ela para o PC, fiz o upload no Youtube e postei no Twitter, Reddit e 4chan, não para que alguém tentasse me explicar, reconhecer ou algo similar, mesmo que obviamente eu gostaria muito de saber, publiquei mais foi pra divulgar, algo que aconteceu e que nunca vi menção nenhuma na internet e nem meu pai que gravou lembra disso. Mas enfim, se você viveu no inicio dos anos 90, viu na TV ou sei lá e lembra disso e quiser divulgar, quem sabe encontramos mais pessoas que testemunharam isso e possamos descobrir o que aconteceu de fato.

Autor: Guilmour Zeroth

21 comentários:

  1. Que doideira... Gostei muito. Adoro esse tipo de creepy...

    ResponderExcluir
  2. Mano, não formata desse jeito o texto pq fica ruim de ler
    Mas tirando isso a creepy ta boa

    ResponderExcluir
  3. Amei 😻 tb adoro esse tipo de historia!! 10/10 🤗

    ResponderExcluir
  4. A história já é meio meh, de uma fórmula batida de "coisa bizarra da TV antiga" que precisa dar uma sensação de imersão ao leitor pra realmente funcionar e ser boa. A escrita repetitiva e cansativa tira totalmente essa imersão

    ResponderExcluir
  5. A história já é ruim, com o texto nem revisado fica pior ainda. Esse blog já foi melhor.

    ResponderExcluir
  6. História bacana, mas precisava ser revisada para corrigir os erros. Apesar de que eu acompanho este blog faz anos e posso dizer que ele melhorou muito. Antes, havia muito mais erros nos textos.

    ResponderExcluir
  7. Ele fez mesmo upload do vídeo? Cade o link?

    ResponderExcluir
  8. Vários erros na creepy mas ela foi boa, em minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. Divina posta tudo cuidadosamente, Gabriel pega CTRL+C CTRL+V do que mandam pra marcar presença.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito! Acho muito foda quando a Creep tem elementos que conectam com nossa realidade, sem querer meter estrangeirismo no meio. 10/10

    Obs: Não entendo os comentários sobre a ortografia. Tem sim alguns erros, mas isso em momento algum impediu a compreensão do texto. Pra mim esse tipo de comentário é de burguês academicista metido a cult. Essas pessoas devem ser as mesmas que pagam pau pra Creep gringa, mesmo que sejam péssimas. Se tivesse pego essa mesma Creep, colocado em inglês e escrito que acabaram de postar no Reddit, com certeza teriam duzentos comentários aqui pagando pau, elogiando até o irmão do primo do amigo do seu tataravô.

    ResponderExcluir
  11. Kkkkkk aqui o pessoal é exigente viu.. tem historias americanas que tb n fazem sucesso aqui, mas enfim.. tb achei normal a escrita, não reparei em nenhum erro na verdade (na certa não tem nenhum erro gritante.) E de fato, lembro de alguns desses programas 😍 anos 90, 2000... saudades

    ResponderExcluir
  12. PRGDL02022

    Muito boa, gostei... Continue e parabéns pelo trabalho..

    ResponderExcluir
  13. Teve gente aqui que comentou o português,com um português pior que o da Creepypasta. É de descolar o rego da bunda!

    ResponderExcluir
  14. Que creepy mais maluca, gostei. Mas por favor, dá próxima vez formata o texto direito, desse jeito fica muito ruim de ler. 9/10

    ResponderExcluir
  15. E pra quem se pergunta quem foi Jim Jones, ele foi um líder religioso que ficou famoso em 1978 por realizar um suicídio em massa que matou mais de 900 pessoas em Jonestown na Guiana.

    ResponderExcluir
  16. Essa creepy é uma cópia de "O espaço da fé", na qual é bem melhor, e é numa rádio ao invés de uma Tv

    ResponderExcluir