04/11/2011

Ren & Stimpy: O episódio perdido (My Poor Stimpy)




Em 2004, um dos maiores desenhos animados de todos, Ren & Stimpy, foi cancelado por causa da incapacidade dos escritores para lidar com o criador do desenho, John Kricfalusi. Muitos ex-funcionários do Sr. Kricfalusi admitiram que era muito difícil de trabalhar com ele, e que muitas vezes ele pedia mais do que os funcionários pudessem fazer. Logo, Kricfalusi estava completamente sem escritores. Em janeiro de 2004, foi enviado um aviso da Nickelodeon Studios, afirmando que eles teriam que cancelar o programa, a menos que mais episódios fossem produzidos, e rapidamente. Kricfalusi começou a criar animação de um episódio final do desenho em sua casa. Durante o processo, ele não respondia nenhuma das chamadas de ex-funcionários ou executivos de rede, até que a produção havia finalmente terminada. Em fevereiro de 2004, uma cópia do episódio foi levado aos estúdios da Nickelodeon, e foi impermeabilizado por seu grande amigo, que não poderá ser nomeado aqui.

Diversos funcionários da Nickelodeon declararam que o Sr. Kricfalusi estava muito animado naquele dia, enquanto seu amigo tinha um olhar de vergonha e ceticismo em seu rosto pouco depois que lhe foi entregado a fita. No dia seguinte, a fita foi ao ar exatamente as 13:45. Kricfalusi afirmou que ele queria que poucas crianças vissem o episódio, já que a maioria estaria na escola neste horário. O que se seguiu foi a exibição do ultimo episódio inédito da série Ren e Stimpy na Nickelodeon.

A musica tema começou com algumas poucas esquisitices. Houve um período de 10 segundos de escuridão e silêncio antes da música começar. Era mais maluca do que de costume, com as cores parecendo mais vivas e brilhantes do que antes. A canção terminou e o Cartão de Titulo apareceu, mostrando somente Ren saindo do buraco. O título ainda era 'The Ren & Stimpy Show', mas Stimpy não estava mais lá.

O titulo do episódio apareceu em seguida, escrito somente "My Poor Stimpy (Meu Pobre Stimpy)" com um desenho de Stimpy cercado de escuridão, encolhido em um canto e de costas para a câmera. Todos os creditos iniciais estavam escritos a palavra “EU”, ao invés do nome do escritor ou animador. O episódio começou do lado de fora da casa dos personagens, a tela focada em uma caixa de correio. As cores eram muito mais escuras do que o normal.

Ren arromba a porta e corre para a caixa de correios, arrancando um grande pacote de lá. Seus olhos se arregalaram de sua cabeça com entusiasmo enquanto ele comicamente cheirava a enorme caixa, e então ele começa a gritar de alegria. A parte estranha é que não havia áudio do diálogo de Ren, mas havia música. Em seguida ele corre pra dentro e bate a porta.

Chegando à sala, Ren rasga rapidamente o pacote e tira um disco de vinil autografado, o autógrafo sendo muito ilegível para conseguir ler. Ele coloca o disco em uma vitrine sobre o manto. Neste momento, Stimpy entra em quadro, parecendo machucado, mas ainda bobão e feliz, como de costume. Ele olha pra Ren e diz: "Caramba Ren, mas que disco fantástico!". Ren se vira e grita para Stimpy, novamente sem som. Seus olhos pareciam viciosos e cheios de malicia, e suas mãos tremiam de raiva. Ele empurra Stimpy na parede e soca seu estômago repetidamente, mais brutalmente do que o habitual. Ele sussurra algo no ouvido Stimpy, e em seguida o empurra para o chão, e então caminha até seu quarto. Stimpy olha pra cima e em direção ao disco, parecendo chocado, e começa a chorar. A cena termina com o choro de Stimpy, enquanto a tela muda pra preto.

A próxima cena começa com Ren sentado à mesa lendo um jornal. Stimpy estava brincando com uma bola de beisebol do lado de fora. A bola então é vista quebrando a janela da sala e caindo muito perto do disco. Ele cuidadosamente recupera a bola, não querendo perturbar Ren. Mas enquanto Stimpy descia do manto, ele acaba escorregando, puxando o disco com ele. Ren, então, entra na sala com uma expressão de fúria em seu rosto. Não há mais música neste momento, nenhum som pra falar a verdade, exceto por um zumbido muito baixo. Ren e Stimpy olham então para o disco. Esta é a hora em que o episódio se torna estranho demais para ser ignorado... Os olhos de Ren ficam extremamente pequenos, e afundados em seu crânio. Seus lábios tremiam com a frustração. Ele começa a fazer barulhos estranhos e asfixiados, como se estivessem cortando sua garganta, seus primeiros efeitos sonoros do episódio. Stimpy corre e começa a se esconder, parecendo completamente assustado. Isso definitivamente não era a mesma raiva cômica que Ren exibe em outros episódios... Isso era simplesmente mórbido ao extremo. A tela lentamente dá um zoom em seu rosto, enquanto o zumbido ficava mais alto. Após cerca de 45 segundos dessa cena, a tela escurece novamente.

A cena final começou em seguida. Ren estava sentado em sua cadeira, apenas iluminado pela luz da televisão. A TV estava sintonizada no Programa do Mudskipper Muddy. A câmera novamente foca no rosto de Ren. Ele parecia estar com insônia, e tinha grandes olheiras em volta de seus olhos. Enquanto a câmera ficava focada em rosto, outro som estranho começou a surgir. Desta vez, era um ruído muito baixo e inquietante. Após 30 segundos, Ren, finalmente, piscou os olhos, e falou sua primeira fala do episódio. Ele disse, em um tom baixo: "Este era seu programa favorito...". A câmera vai pra sua direita, e revela uma grande bola pelula e preta atrás da cadeira de Ren. A câmera novamente vai se aproximando lentamente do grande caroço preto. Depois de um minuto completo, a cor ilumina e revela o que era aquela bola disforme: Era o corpo de Stimpy, deitado de lado e cercado por cacos de vidros e pedaços quebrados do disco. Sua pele estava mutilada e muito suja de sangue, e sua mão fora colocada sobre sua orelha. Ele foi colocado virado pra longe da câmera, com algo escrito em suas costas. A imagem foi desenhada de uma forma mais realista, com que Kricfalusi normalmente tendia a animar algumas cenas. Ren começa a chorar incontrolavelmente em sua cadeira. A TV desliga, deixando apenas o som dos soluços de Ren durante vários minutos, até que o episódio finalmente termina, desvanecendo-se para preto.

O episódio foi retirado do ar imediatamente, e o programa foi cancelado. Kricfalusi disse que “My Poor Stimpy” era apenas um projeto de animação, e não era o episódio que ele pretendia mostrar.

“Ren & Stimpy Adult Party Cartoon” foi ao ar na Spike TV pouco tempo depois.

Um comentário:

  1. Tem alguns erros nesse texto, primeiro é que o programa não foi exibido de 1992 a 2004, e sim de 1992 a 1996 e segundo lugar a série não foi "cancelada", e sim banida da grade do canal

    ResponderExcluir