14/06/2016

Efeito Mandela: The Berenstain Bears

The Berenstain Bears é o nome de um desenho animado muito famoso que passou na TV americana entre 1985 e 1987, ganhando outros episódios em 2003. O desenho foi criado à partir dos livros infantis de mesmo nome, de autoria do casal  Stan e Jan Berenstain. Tanto o livro quanto o desenho apresentam uma família de ursos pardos antropomórficos (Papa Bear, Mama Bear, Sister Bear, Brother Bear e mais tarde Honey Bear) que geralmente aprendem uma lição moral ou relacionada a segurança no decurso de cada história.

         

Os livros e o desenho eram voltados totalmente ao público infantil, e seus personagens tornaram-se os mais amados da literatura moderna americana, fazendo parte da infância de milhares de pessoas.

Mas por que este desenho infantil aparentemente inofensivo esta causando tanto furor na internet? Algumas pessoas afirmam que apenas o nome The Berenstain Bears pode provar que existe uma "falha na matrix" de nossa realidade.

Na verdade é algo muito simples: praticamente ninguém se lembra que o sobrenome da família, Berenstain, é escrito com A, mas sim com E. Não entendeu? Vou explicar melhor: Aqueles que assistiam a série ou leram os livros podem jurar de pés juntos que o nome é The BerenstEin Bears e não The BerenstAin Bears.

Pode parecer algo insignificante, mas tente imaginar por este lado: um belo dia, você está vendo TV e de repente começa um episódio de Tom e Lerry. Lerry? Você acha estranho, afinal, em sua infância toda você se recorda de que o nome do ratinho marrom é Jerry, e resolve tentar descobrir o que se passa. O que você encontra? Tudo, absolutamente tudo, desde antigos episódios, fotos, livros de colorir, artigos na internet, tudo o que você encontra do desenho está como Tom e Lerry. Entendeu o exemplo?

O fato é que há tantas pessoas que afirmam se lembrar que o nome é BerenstEin, que foi criado para esses "crentes", a alcunha de Berensteinites. Aliás, a esmagadora maioria dos espectadores se lembram que o nome era escrito com E. De fato, até a própria pronuncia do nome muda, então como tantas e tantas pessoas conseguiram "se enganar" dessa forma?

"Eu só percebi que se escrevia com 'A' quando eu li um dos livros para meu filho, há oito meses atrás. Esta foi uma hora de dormir perturbadora" contou um Berensteinite.

A teoria The Berenst[E]ain Bears já existe há alguns anos, mas explodiu definitivamente quando o rapper EL-P postou o seguinte tweet:

"A conspiração de universo alternado  'Berenstein Bears/The Barenstain Bears'. De nada."
Ao contrário de muitas outras teorias da conspiração, a dos Berenstains parece estar ganhando força. Existem aqueles (a maioria) que se intitula "Time Stein", existem os "Time Stain" e aqueles que simplesmente não se lembram. Contudo, esta pequena parcela de pessoas que não se lembram podem ser a prova de uma terceira, mais misteriosa e possivelmente mais obscura, linha do tempo.

Muitos teóricos em particular, acham que a teoria Berenst[E]ain é a prova de um Efeito Mandela.

O Efeito Mandela é uma ideia expressada por Fiona Broome, que surgiu quando um grande número de pessoas tiveram a memória vívida de que Nelson Mandela havia morrido na prisão em 1990 e caralhada. Não é como um boato que você ouviu e acreditou, é uma lembrança REAL que as pessoas tiveram. Como todos sabem, Nelson Mandela morreu em 2013, mas quais são as razões para que uma grande parte da população compartilhe desta memória falsa? Surgiu então o Efeito Mandela, explicado como um fenômeno "relacionado à histórias alternativas e realidades paralelas" (não vou me aprofundar no tema hoje, pois farei um post completo em breve, me interessei pelo tema).

A coisa toda faz total sentido, certo?

Como todas as questões complexas e importantes, você deve primeiro entender a história se quiser entender a teoria. A primeira vez que alguém notou que o nome da família de ursos era diferente daquela que se lembrava foi em 2009, em um fórum de assuntos variados da internet, o Dreadlock Truth. O usuário Burke postou perguntando o porquê o nome de seu livro favorito da infância havia mudado. Ninguém compreendeu o assunto em questão, nem a gravidade da verdadeira mensagem dos ursos. Outros usuários apenas ofereceram alguns motivos: talvez pelo nome soar "judeu" demais e a mudança ter ocorrido como resultado de uma agressão neo-nazista, ou coisas do tipo.

A teoria permaneceu dormente por alguns anos antes de reaparecer em um site humorístico chamado Communist Dance Party em um post de 2011. Embora as palavras tenham sido escritas de forma sarcástica, o escritor O Falso Profeta relaciona a teoria Berenst[E]ain com o efeito borboleta.

"Em algum momento entre os anos de 1986 e 2011, alguém viajou de volta no tempo e, inadvertidamente, alterou a linha do tempo da história humana para que os Berenstein Bears de alguma forma se tornassem os Berenstain Bears", escreveu ele. "É por isso que todo mundo se lembra do nome incorretamente, era Berenstein quando éramos crianças, mas em algum momento quando não estávamos prestando atenção, alguém voltou no tempo e alterou nossa experiência de vida muito ligeiramente." Mal sabia ele o quão importante essa noção viria a ser no movimento.

A próxima aparição da teoria veio depois, no final de 2012, no blog The Wood Between Worlds, no post "The Berenstain Bears: Nós estamos vivendo em nosso próprio universo paralelo." de autoria do autor Resse. As 1.600 palavras que compõe o artigo viriam a ser a principal literatura deste movimento moderno, algo como o Novo Testamento da teoria.

Nele, o autor do blog faz uma "modesta proposta", que implica que todos nós estamos "vivendo em nosso próprio universo paralelo." Ele propaga que existem pelo menos dois universos; o universo "stEien" e do universo "stAin". O autor tenta provar a teoria como verdadeira, e divide-se em termos matemáticos e científicos.

Aqui está um trecho:

Proponho que o universo é uma variedade complexa 4-dimensional. Se você não habla jargões matemáticos, isso significa que eu proponho que as 3 dimensões espaciais e a 1 dimensão de tempo são na verdade complexas entre si, o que significa que assume-se valores de forma a + ib, parte "real" e parte "imaginária".

A partir daí, a teoria tomou forma, e começou a aparecer no ano passado em um subfórum do reddit (conhecido como /subreddit) com o nome "Glitch in the Matrix", onde o "evangelho" da teoria começou a se espalhar. Para quem não sabe, esse subfórum do Reddit é dedicado àqueles que "se lembram de coisas que não aconteceram", digamos assim. A primeira grande aparição da Berenst[E]ain Theory no Reddit ocorreu em um post de um usuário perguntando se alguém já tinha visto um retrato de Henry VIII comendo uma coxa de peru.

O Efeito Mandela tornou-se um tema tão popular que um subreddit dedicado exclusivamente à ideia foi iniciado em 2013. Ele existe como um lugar onde as pessoas podem se questionar sobre fatos do tipo. É um bastião do pensamento intelectual. Um post recente da subreddit foi dedicado ao Berensteinites Roxxorursoxxors, que criou um plano de experiência de 20 anos com o sua filha de dois. A experiência consiste em certificar-se que a criança conheça e leia os livros The Berenstain Bears até que tenha 10 anos. À partir daí, ele irá retirar os livros da posse da criança até que ela complete 25 anos, e então pedirá que ela escreva o nome dos ursos.

Um outro usuário do Reddit mandou um e-mail para o Dr. Henry L. Roediger, um dos principais especialistas em memórias falsas na América do Norte, que explicou: "Eu não tenho certeza de que se esquecer de uma letra em um nome longo é considerado como uma falsa memória. Meu palpite é que, neste caso, "stEin" é lembrado porque é o final comum de muitos nomes, como Einstein, Frankenstein, Goldstein,etc.."

Outro usuário ainda mandou e-mails para a Random House, a editora dos livros The Berenstain Bears desde 1962, em uma tentativa de confirmar a teoria. No e-mail, ele perguntou se o nome da família de ursos sempre foi digitada com "A", e se eles estavam certos de que não havia títulos impressos com o nome Berenstein. O usuário então informou que quase imediatamente após ter enviado o e-mail, recebeu uma resposta da editora. "Foi sobrenaturalmente rápido" ele contou "quase como se soubesse que eu estava enviando o e-mail."

"Obrigado por entrar em contato com departamento de publicidade do livros infantis da Random House," eles responderam. "Por favor, note que, devido ao grande número de e-mails que recebemos diariamente, pode demorar algum tempo para que possamos responder ao seu pedido." É escuso dizer que a pergunta ainda não foi respondida.



Ah, mais um exemplo. Sex IN the City Ou Sex AND the City?

Sim, era Sex IN the City, mas agora é Sex AND the City.

118 comentários:

  1. Adorei. Super interessante. Uma teoria válida.

    ResponderExcluir
  2. "Sex in the city ou sex and the city?"
    Na minha mente realmente é "Sex in the city" e o google ta me dizendo QUE É SEX AND THE CITY
    Socorro ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, isso foi realmente falta de atenção sua

      sempre foi sex and the city, e pra te provar isso, sex in the city é titulo de video pornô, nenhuma série iria ao ar com um titulo desses

      Excluir
    2. mas "sexo e a cidade" soa errado... (sex and the city)
      "sexo na cidade" faz mais sentido... (sex in the city)

      Excluir
    3. NUNCA foi 'sex in the city'.
      Soa errado?
      Licença poética ;)

      Excluir
    4. O certo é "Sex and City"!

      Nunca foi "Sex in the City", isso parece título de vídeo pornô e concordo que uma série nunca iria ao ar com esse nome.

      Minha mãe assiste essa séries a vinte anos e confirma que o nome é "Sex and City"

      Excluir
    5. Eu achava que era "Sex in the city". :O

      Excluir
    6. Eu também achava que era "sex in the city" mas agora vendo os EPs que tem na TV é "sex and the city" mesmo

      Excluir
  3. Sobre a parte do email á editora achei meio invalido pq existe resposta automatica. Mas de resto, gostei bastante da creepy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! ...a mensagem tem todos sinais de ser automática.

      Excluir
    2. Eu tenho certeza absoluta que um dos primeiros filmes originais da Netflix se chama "Beasts of Nation, e não Beasts of NO Nation

      Excluir
  4. Valeu cara! Mandela EFFECT vem me deixando louco tem mais de semana já kkkkkkkkk

    Abraço!

    Ah, Looney Toones/Toons? Não, Tunes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi? Como assim? Minha infancia toda foi Looney Toons! Faz até mais sentido, porque seria "toon" de cartoon (desenho) e faz muito mais sentido numa animação do que "tunes" (musicas, tons, toques, algo assim), concordam??
      Gente que horror deu uma agonia com isso agora (e cara, eu tenho 14 anos, minha "infancia" não foi a tanto tempo atrás não)

      Excluir
    2. No meu tempo não era looney tunes nem looney toones ou toons, era Merrie Melodies!!! Se vocês pensarem "Looney TUNES" faz mais sentido pois essa denominação substituiu "Merrie Melodies" que tbm tem um contexto "musical". Quando eu era criança aqui no Brasil pelo menos o Desenho do urso amigão do menino era "ursinho Puff" desde então só se vê Pooh. ninguém sabe ou importa-se com o nome Puff.

      Excluir
    3. Eu lembro bem quando o nome do ursinho mudou (na época há mais de 10 anos). Mas tem explicação "Puff foi o nome adotado no Brasil quando o personagem surgiu. Seu nome no original é Winnie the Pooh. Em algum momento decidiram que seria mais interessante usar o original por aqui também , como já era feito em outros países, e optou-se em não mais "aportuguesar" o nome."

      Excluir
  5. Compartilhem seus casos com Efeito Mandela, se tiver um, claro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luke, I am your father?

      Looney Toones?

      A estrutura do corpo humano me soa um pouco errada, mas pode ser por leiguice minha mesmo, mas o estômago fica parcialmente em baixo da costela? O tamanho do fígado e a posição dele também me parecem estranhas. É a posição dos rins. Mas isso pode ser burrice minha mesmo.

      Excluir
    2. Foi sim cara, tô vendo lá pra praticamente tudo. Tem até uma lista GIGANTE com os M.E notados até agora.

      Excluir
    3. Looney Toones ou Looney Tunes? '-'

      O Google só aceita "Looney Tunes" mas parece-me tão errado, eu assistia quando tinha 7 anos todas as manhãs, mas agora "Looney Toones" parece mais certo...

      Excluir
  6. Olha só, eu não faço a mínima idéia se tem uma explicação lógica para o que aconteceu ontem.
    Eu estava no meu curso para vestibular, estudando, quando a professora olhou para mim e falou: "Pode". Eu não fazia idéia do porque de ela estar me falando aquilo. Então eu perguntei "Pode o que?". Ela falou: "Pode ir beber agua". "Mas eu não pedi agua".
    Ela olhou no meu olho e falou: "Você pediu, sim". Eu não me lembrava de ter pedido água. Eu não me lembrava mesmo. Olha, eu não fumo, não bebo e muito menos sou usuário de drogas. Eu sou uma pessoa normal. Eu achei, normal, ela deve ter se confundido.
    Só que todas as pessoas ao meu redor confirmaram que eu pedi para beber água.
    Eu não estava lendo nada relacionado a água,o assunto não tinha nada a ver com água, nada na sala levava uma pessoa a pensar em água.
    Até agora eu não entendi.

    ResponderExcluir
  7. Que creepypasta boba. Se fosse uma palavra ou uma frase, até que ia. Mas uma letra? É até cabível dizer que se confundiu ou algo do tipo por soar quase igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I don't give a shit :)
      Me pediram pra fazer um post sobre isso, eu fiz. Não gostou, clica no X.

      Excluir
    2. (Não sei o que aconteceu que fui marcado como anônimo, mas Ok. Teje avisado.)

      Excluir
    3. Ué, eu cliquei no X depois que li, né? Como eu saberia se gostei da creepy ou não se não a lesse? E comentários é isso, gostar ou não, opiniões em geral. Abraços.

      Excluir
    4. Sugira creepys que não sejam bobas para eu traduzir, então. Você parece ter uma listinha :)

      Excluir
    5. Não tenho, mas quando eu tiver, com certeza vou mandar pra você :)
      Você parece ter um problema sério com opiniões que não condizem com os seus gostos, então, melhora isso aí, rs. Tchau.

      Excluir
    6. Não, desculpa. Foi o calor do momento. Sério mesmo, desculpa XD

      Excluir
  8. Q coisa mais sem cabimento... é uma letr, podem ter se confundido

    ResponderExcluir
  9. Sabe, eu passo por isso há um tempo, algo que poderia ser isso de Efeito Mandela.. Mas é diferente, por que só eu lembro. A história é um pouco longa, por isso, obrigado a quem estiver disposto a ler.

    Aqui no meu bairro, em são Paulo, desde criança, na rua da minha escola, em parte dela pelo menos, sempre teve duas vezes na semana uma feira, na Quinta e no Domingo...
    Eu sempre ia, todo dia, nas quintas e domingos com um amigo, comprar jogos de ps2 e as vezes comer pastel, normalmente nas quintas depois da escola e nos domingos, antes de irmos um pra casa do outro jogar.
    Algum tempo depois, algo como dois anos ou três, eu fiquei sem ir na feira com tanta frequência, por não ter mais esse amigo, ia as vezes nas quintas... E então quando fui em um domingo, puff, não tinha feira, simplesmente n tinha nada na rua e pensei que podia ser por algum motivo, voltei lá no próximo domingo... e no outro... e nada.
    Eu cheguei a perguntar pra um vizinho se não tinha mais feira no domingo e ele me perguntou "Feira de domingo?", em um tom de voz quase q insinuando que eu fosse louco...
    E eu decidi deixar pra lá, mas depois, conversando com minha tia que mora aqui também, que inclusive, íamos eu, ela e minha prima na feira comer pastel vez ou outra então decidi comentar com ela: "Poxa tia, não sei o que rolou, mas agora a feira é só nas quintas.. fui vários domingos e nada lá!"...
    E ela ficou me olhando, esperando que eu dissesse algo, mas nada... então ela acabou dizendo: "Que feira de domingo menino? Nunca teve isso aqui!", eu cheguei a prolongar a conversa com ela, discutir que tinha, mas eu nao tinha prova alguma...
    Depois daquilo, fiquei dias pensando e pensando, que não era possível isso, então cheguei a procurar aquele amigo, com quem eu sempre ia na feira, que mencione...
    E ele também, afirmava com toda a certeza que NUNCA existiu feira de domingo aqui no meu bairro.
    Essa história me perturba imensamente, eu fico em agonia de pensar que só eu me lembro disso.
    Eu costumo contar pra alguns amigos, sempre brincando e dizendo q deve ser alguma conspiração, apenas pra aliviar, mas no fundo, me dá agonia.
    Algo a mais, que eu lembro vagamente agora, não sei se é invenção da minha mente, por que essa parte em si está bem "nebulosa", por assim dizer, mas me lembro de ter dito pro meu namorado que eu havia encontrado outra pessoa que dizia ficar triste por nunca mais ter feira nos domingos...
    Mas por mais que eu me esforce, não consigo lembrar quem disse, quando disse, nem se quer onde disse... só lembro de repassar a informação, de que eu tinha achado alguém.

    Bom, eu realmente precisava desabafar essa história, realmente me dá uma agonia imensa, saber disso, ver que ninguém lembra... chego a me sentir louco. E agradeço a quem ler e acreditar, obrigado novamente. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja coisa de universo paralelo, você estava em um universo q tinha a feira no domingo mas veio parar em um q só existe a de quinta. Bem loko, não ?!

      Excluir
    2. Já está na próxima postagem do Efeito Mandela *-*

      Excluir
    3. Possível.. Eu quase chego a esquecer essa história as vezes, me veio na cabeça enquanto lia essa postagem..
      E fico feliz que vá ser postada aqui ^^'

      Excluir
  10. Sabe, eu passo por isso há um tempo, algo que poderia ser isso de Efeito Mandela.. Mas é diferente, por que só eu lembro. A história é um pouco longa, por isso, obrigado a quem estiver disposto a ler.

    Aqui no meu bairro, em são Paulo, desde criança, na rua da minha escola, em parte dela pelo menos, sempre teve duas vezes na semana uma feira, na Quinta e no Domingo...
    Eu sempre ia, todo dia, nas quintas e domingos com um amigo, comprar jogos de ps2 e as vezes comer pastel, normalmente nas quintas depois da escola e nos domingos, antes de irmos um pra casa do outro jogar.
    Algum tempo depois, algo como dois anos ou três, eu fiquei sem ir na feira com tanta frequência, por não ter mais esse amigo, ia as vezes nas quintas... E então quando fui em um domingo, puff, não tinha feira, simplesmente n tinha nada na rua e pensei que podia ser por algum motivo, voltei lá no próximo domingo... e no outro... e nada.
    Eu cheguei a perguntar pra um vizinho se não tinha mais feira no domingo e ele me perguntou "Feira de domingo?", em um tom de voz quase q insinuando que eu fosse louco...
    E eu decidi deixar pra lá, mas depois, conversando com minha tia que mora aqui também, que inclusive, íamos eu, ela e minha prima na feira comer pastel vez ou outra então decidi comentar com ela: "Poxa tia, não sei o que rolou, mas agora a feira é só nas quintas.. fui vários domingos e nada lá!"...
    E ela ficou me olhando, esperando que eu dissesse algo, mas nada... então ela acabou dizendo: "Que feira de domingo menino? Nunca teve isso aqui!", eu cheguei a prolongar a conversa com ela, discutir que tinha, mas eu nao tinha prova alguma...
    Depois daquilo, fiquei dias pensando e pensando, que não era possível isso, então cheguei a procurar aquele amigo, com quem eu sempre ia na feira, que mencione...
    E ele também, afirmava com toda a certeza que NUNCA existiu feira de domingo aqui no meu bairro.
    Essa história me perturba imensamente, eu fico em agonia de pensar que só eu me lembro disso.
    Eu costumo contar pra alguns amigos, sempre brincando e dizendo q deve ser alguma conspiração, apenas pra aliviar, mas no fundo, me dá agonia.
    Algo a mais, que eu lembro vagamente agora, não sei se é invenção da minha mente, por que essa parte em si está bem "nebulosa", por assim dizer, mas me lembro de ter dito pro meu namorado que eu havia encontrado outra pessoa que dizia ficar triste por nunca mais ter feira nos domingos...
    Mas por mais que eu me esforce, não consigo lembrar quem disse, quando disse, nem se quer onde disse... só lembro de repassar a informação, de que eu tinha achado alguém.

    Bom, eu realmente precisava desabafar essa história, realmente me dá uma agonia imensa, saber disso, ver que ninguém lembra... chego a me sentir louco. E agradeço a quem ler e acreditar, obrigado novamente. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, foi a melhor experiência do efeito Mandela q eu ja li S2

      Excluir
    2. Nossa, foi a melhor experiência do efeito Mandela q eu ja li S2

      Excluir
    3. Well.. Brigado, eu acho, kk..

      Excluir
  11. Não sei se é efeito Mandela, mas quando eu era criança lia muito a Turma da Mônica e me lembro nitidamente de uma história do Piteco, que eram dois quadros. Um deles o Piteco olha pra uma paisagem bonita, com um lago e um dinossauro tomando água. No quadro ao lado o Piteco está, supostamente, em dias atuais olhando pra mesma paisagem, mas dessa vez é tudo poluído, o lago é quase um esgoto e no lugar do dinossauro tem uma escavadeira tirando lixo do lago.
    Esse quadrinho me deixava triste quando criança... Me lembrei dele lendo essa creepy e perguntei pra várias pessoas já é ninguém lembra desse quadrinho. Nem mesmo meu irmão com quem eu dividia as revistas da Turma da Mônica. Perguntei pelas Internets e ninguém lembra ou sabe de que história tô falando. Isso tá me deixando bastante agoniada :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sam, se eu não me engano eu me lembro vagamente desse quadrinho. Tinha coleçoes e coleções de gibis da turma da monica e creio que me lembre sim. Pesado :o

      Excluir
    2. Nossa! Você é a primeira a se lembrar Marii, tô até mais aliviada de não ser loucura minha

      Excluir
    3. acho que eu também lembro desse quadrinho :o

      vou procurar

      Excluir
    4. sei como você sente em relação a isso, também tenho esse problema quando pergunto se alguém lembra de um desenho de terror que passava na Fox Kids,nunca consegui achar esse desenho, ele sempre passava basicamente todo o mês, o desenho sempre passou depois do filme de cyber team in akihabara, o problema é que esse último, junto com o filme da porquinha que falava (que esqueci o nome) consegui achar depois, se bobear até o filme do papagaio falante é fácil de descobrir o nome pelo google, mas, esse desenho de terror, nunca encontrei alguém que lembrasse dele, nem o google indica que o mesmo passou na fox kids; o desenho era bem sangrento pra época, lembro que eram duas histórias de terror, na primeira o menino tinha que fazer uma lição de autopsia em um gato morto, o mesmo até sofria zoação por causa disso, o cara que tava zoando o moleque até falou que ele ia vomitar na hora de abrir o bicho, a cena até mesmo mostrou o garoto vomitando na escola toda, após ver as tripas de um sapo. Durante o episódio o menino conseguiu abrir o gato numa boa, com direito a tripas; coração; fígado; etc; no final do episódio, o bichano aparece em forma de fantasma pro garoto (com as tripas todas caídas), pedindo para o mesmo lhe dar um enterro digno, pois, não se sentia bem jogado no lixo, por fim, o garoto roubou uma bicicleta, e levou o cadáver do gato para um cemitério, o enterrando. Na segunda história o foco acabou sendo o Halloween, de gore, a história quase nem tinha nada, ela começa com o menino e seus amigos na escola se preparando para os doces e travessuras, um momento bem engraçado foi a mascará do menino falando com ele a resposta certa da pergunta que a professora estava fazendo, mesmo assim o menino não escutou a mascara e errou a pergunta. Posso dizer que não lembro bem desse episódio, tudo que sei é que eles foram desafiar uns aos outros a irem na casa de uma "bruxa", e no meio disso o menino imaginou que a bruxa comeria a sua cabeça, com direito a "suco de sangue" após a cabeça decepada descer a garganta da bruxa; no final do episódio, lembro que os meninos viram que quem vivia na casa era uma mulher bem gente boa, que deu doces para as crianças, o final do desenho em sim eu não lembro, tudo que lembro dessa parte é que o menino imaginou que os doces estavam envenenados (na cena os amigos do garoto apareciam com os olhos arregalados, vomitando os doces em um estado de morte), e o mesmo pediu aos amigos para não comer o doce. Lembro bem desse desenho, e posso jurar que assisti esse treco mais de dez vezes, junto com o filme de Cyber Team. A respeito da história do Piteco, infelizmente não conheço a mesma, mas, existem tantas histórias da Turma da Monica, que com certeza muitos também conhecem essa história.

      Excluir
    5. Não era "aconteceu com o amigo de um amigo meu"? Passava no cartoon

      Excluir
    6. Eu lembro sim,eu ainda tenho essa revistinha.

      Excluir
    7. infelizmente não, o desenho só teve um especial de dois episódios, mas, lembro do "aconteceu com o amigo de um amigo meu", era bem macabro também em certos momentos.

      Excluir
    8. Essa tirinha do Piteco eu acho que lembro sim, aliás, várias tirinhas do Piteco eram assim, mostrando o passado e depois o futuro. Esse desenho que o outro cara falou, não me lembro não, mas é porque eu quase nunca assistia Fox Kids, na verdade, acho que nem tinha ela.

      Excluir
    9. Eu lembro dessa tirinha, mas não assim. É uma em que o piteco "normal" tá lá na paisagem bonita e tem uns outros homens da caverna largando lixo e ele ficando triste com isso, e depois em baixo nos dias atuais com a praia toda poluida um "decendente" dele, mais novo com cabelo curto ,dizendo "Tem coisas que nunca mudam"
      Eu me lembro nitidamente disse, as palavras eram exatamente essas. Eu ainda tenho essa revistinha, vou procurar depois no meu armário e dar um jeito de por aqui ou sei lá.
      A que vocês lembram tinha o primeiro quadro com tudo bonito e limpo, no meu estavam poluindo e jogando lixo nos dois... Será que eu só conheci a "versão mudada"? O.o
      ~lu

      Excluir
  12. Sei não. Eu não consigo levar isso de "outra dimensão" muito a sério, nunca levei. Entretanto, estou encarando esse Efeito Mandela como uma bugada que dá no cérebro, que nem deja vu (eu sou meio cética, então tento procurar explicação pra tudo, mesmo quando nem eu sei o que realmente pode ser). Eu tenho isso de vez em quando. Inclusive, não sei bem como explicar, já acertei a resposta de uma questão do meu professor de matemática do ensino médio por causa disso. Ele achou que eu calculei tudo direitinho (sempre fui péssima em matemática), mas não. Eu vi aquela questão, vi tudo ao meu redor e as coisas me pareceram familiares. De alguma forma, sem ter calculado, eu sabia o resultado e respondi. Quanto ao Efeito Mandela, já aconteceu muitas vezes de eu lembrar de coisas que nunca aconteceram. Mas daí, também, minha memória é muito ruim e eu acabo deixando pra lá, achando que é só coisa minha mesmo.

    Enfim, excelente post! Me despertou a curiosidade. Vou pesquisar um pouco mais sobre esse Efeito Mandela... Até mais e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e eu esqueci de dizer isso no post acima, mas meu noivo falou de um desenho chamado "Pítifu" (eu não sei como se escreve e nem ele mesmo lembra, mas a pronúncia é essa), que era sobre um ursinho cuja mãe foi caçada e os episódios eram ele e o pai vivendo aventuras e etc. Ele diz se lembrar de assistir esse desenho, mas quando comenta com alguém, ninguém mais se lembra e ele nunca encontrou nada sobre esse desenho na internet...

      Excluir
    2. achei um desenho parecido com esse chamado KISSFUR (lembra PITIFU) e a sinipse [e essa/
      Kissyfur e seus pais faziam shows no circo. Em uma das apresentações a mãe de kissyfur morre, o que deixa ele e seu pai muito tristes (isto acontece no primeiro episódio) eles são maltratados pelo dono do circo que os obrigam a se apresentarem mesmo com a morte da mãe. Kissyfur ainda abalado não consegue se concentrar e quase perde a vida em uma apresentação sendo salvo a tempo pelo pai. Em uma viagem, o vagão do trem que os levava para uma cidade onde aconteceriam novas apresentações descarrilou, a jaula em que Kissyfur e seu pai Gus estavam se despedaçou e eles encontraram a liberdade.

      Excluir
    3. Falei com meu noivo aqui e ele confirmou que o desenho é esse mesmo. Ficou todo feliz da vida! Agora, tá que nem doido atrás desse desenho pra baixar, assistir e relembrar coisas da infância. Obrigado, jovem!

      Excluir
  13. Tem um desenho que eu via quando criança sobre gatos chineses. Lembro que tinha uma gatinha siamesa, um gato que usava algo roxo e outros gatos tambem. Tinha um imperador que adorava comer macarrão, um palácio e uma rainha com um penteado estranho. Alguém mais se lembra de algum desenho assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Sagwa, a Gatinha Siamesa"? Assisti poucas vezes, mas gostava. Lembro mais do episódio que tinha um peixe-gato, algo assim, e que uma gata amiga da Sagwa ia morrer afogada, mas esse peixe-gato ensinou ela a respirar debaixo d'água para poder sobreviver (minha memória é uma droga, então nem tenho tanta certeza se foi isso mesmo).

      Excluir
    2. Também me lembro de um desenho sobre cachorros. Era uma vizinhança só de cachorros (tinham donos, mas estes nunca apareciam). Os protagonistas eram dois vira-latas gêmeos, brancos com manchas pretas (um deles tinha uma mancha bem ao redor de um dos olhos). Eles viviam mexendo no lixo da vizinhança, acho. E me lembro de uma cachorra enfezada, vizinha deles, que vivia brigando com os dois. Alguém sabe que desenho é esse? Faz tempo que procuro e não acho...

      Excluir
    3. Acho que você esta falando de CatDog, passava se não me engano na Nick.

      Excluir
    4. Era CatDog não. Realmente, eram dois cachorros brancos com manchas pretas, gêmeos, tudo do jeito que disse ali em cima. CatDog é outra coisa.

      Excluir
    5. ce lembra em qual canal passava esse desenho ?, único que me lembro é o do 101 dálmatas, e o desenho do todos os cães merecem o céu, mas, o dois cachorros não eram brancos.

      Excluir
    6. Não tenho certeza. Embora eu tenha a leve impressão de que foi naquele quadro antigo que tinha no Cartoon Network, "Mundo Pequenino". Ah, e esse desenho dos cachorros gêmeos que citei tinha vários episódios.

      Excluir
    7. pior que não lembro desse desenho, só desse quadro, quando pesquisei sobre isso, muitos dos desenhos que passavam lá foram pra tv cultura, acho que o desenho pode ter sido transmito na cultura também.

      Excluir
  14. Alguém aí já assistiu a quinta temporada de Chiquititas (2000-2001)? Lembro da chamada que fizeram pra um dos episódios onde tinha uma menina presa em algum lugar debaixo da terra com uma formiga gigante. Já encontrei uma pessoa que se lembra dessa mesma formiga, mas ninguém mais recorda. Alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu me lembro muito bem dessa cena... na verdade é uma das poucas cenas que eu lembro de Chiquititas. Da menina presa debaixo da terra com umas patas gigantes de formiga grudadas na parede agarrando ela.

      Excluir
    2. Eu me lembro mais da formiga gigante cercando ela, e a menina gritando de medo, mas a formiga era amiga. Me lembro dela aparecendo nos próximos episódios e tudo o mais. O pior é que eu não encontro nada sobre essa formiga em canto algum...

      Excluir
  15. Bacana


    To com um canal fazendo um "Reading" dos SCPs, quiserem dar uma olhada ta aí o primeiro vídeo
    (Vídeos diários)

    https://www.youtube.com/watch?v=aGh_2eMiGIE

    ResponderExcluir
  16. Entao, nao sei em que epoca aconteceu mas eu tava assistindo alguma novela (nao lembro canal) e tinha algo tipo fada madrinha de peruca presa dentro de uma gaiola e isso se passava em algo tipo orfanato ou outra coisa com muita crianca.. Alguem sabe qual a novela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ME LEMBRO, NAO LEMBRO QUAL NOVELA MAS LEMBRO!!1

      Excluir
    2. Não seria alegrifes e rabujos? Tinha lance d mágica e essas coisas passava no sbt

      Excluir
  17. Eu lembro de um desenho que eu assistia em meados de 2011. Não lembro se era um canil ou sei lá, mas era sobre um monte de cãozinhos que viviam tipo num porão, algo assim. Não lembro o nome, ngm se lembra desse desenho mano. Se alguém souber dele PF, dá um help, mt fofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o nome desse desenho é Cãezinhos do canil

      Excluir
  18. Por que alguém voltaria no tempo só pra alterar UMA LETRA do título de um desenho animado/livro. Viajantes do tempo trolls.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa por esse lado: Imagina que o nome, originalmente, seria BerenstAin, mas alguém (pessoa A) sugeriu que o nome fosse com E e, assim, ficou. Teoricamente, outro alguém (pessoa B) voltou no tempo, por alguma razão, por alguma treta envolvendo a pessoa A (sabe-se lá quem foi e o que fez da vida), fez alguma coisa com essa pessoa A que a impediu de fazer muitas coisas, inclusive, dar sugestão ao nome do desenho (morreu, nunca conheceu os criadores, qualquer coisa).

      Mas, como isso é bizarro demais, também acho que foi só uma confusão. É como citaram no post. Há muitos nomes comuns que terminam com "enstEin".

      Excluir
  19. Acho que é só uma confusão com a letra mesmo, ''Berestain'' e ''Berestein'' é muito parecido, até a pronúncia é igual, e as pessoas assistiam o desenho quando eram crianças, memórias de infância são destorcidas e muitas vezes imprecisas, porque são coisas que já aconteceram há muito tempo, e é claro que as crianças não prestavam tanta atenção no nome do desenho, todo mundo provavelmente já se surpreendeu ao ver o nome certo de um desenho,filme ou livro que leu quando era criança, principalmente se for em língua estrangeira ou quando ouviu a versão correta de uma memória que era ''nítida'' na sua cabeça e que na verdade não era nada daquilo.''Tom e Lerry'' seria uma diferença mais explícita e perceptível, ''Berest(e)in'' soa igual.É uma simples confusão com a letra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A pronúncia não é igual" KKKKKKK morri
      mesmo que não soa idêntica, lembra MUITO sim, então confunde mesmo

      Excluir
  20. Esse Mandela Effect é muito foda mano *0*
    E eu buguei com um cara ali em cima falando sobre Looney Tunes, não sei se é viagem minha mas eu assisto esse desenho desde criança e eu podia jurar que se escrevia Toones pq parece mais correto sei lá, que loco :v

    ResponderExcluir
  21. Ontem eu estava assistindo Vingadores a era de Ultron. Aí no meio do filme ele me fala: "Não dá spoiler não,viu!" Aí eu falei que não tinha como eu dar spoiler sendo que eu nuca havia assistido o filme. Aí ele falou: "Como assim?Você me falou desse filme ontem, me falou umas cenas e tal...". Só que eu não havia falado merda nenhuma com ele. Eu falei que ele devia estar me confundindo com outra pessoa, um amigo dele parecido comigo. Ele disse que não, porque foi na escola durante a aula, e ele só fala comigo...
    Ele disse que está muito agoniado por saber que eu não lembrava e ninguém lembrava de eu ter falado.

    ResponderExcluir
  22. Talvez essa seja a escolha do "Steins Gate"
    entendedores entenderão

    Fui! vlw flw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se bem que pode mesmo :v steins gate fala de tudo um pouco sobre essa parada de tempo e pa

      Excluir
    2. Tem também aquele lance de linhas do tempo e campos de atração. Tipo lá no anime onde o Okarin e umas outras pessoas podiam lembrar de outras linhas do tempo (ou universos paralelos). É extremamente parecido com esse negócio.

      Excluir
  23. Sempre lembro de ser sex Ane the city

    ResponderExcluir
  24. Lembro de um desenho que passava depois de vila sesamo (acho q é assim q escreve) passava no começo da tarde e era um desenho de uma menina vestida de preto, o desenho era meio assustador, ela tinha duas tranças e um ep era bem assustador, ela era perseguida por sombras e ela era sozinha. Ninguém se lembra deste desenho.
    Outra coisa, eu assisti guerra mundial Z pela primeira vez e na cena que o personagem principal chega em uma base militar e encontra um prisioneiro louco sem dentes, eu podia jurar que nessa cena o cara arranca o próprio dente. Procurei pelas cenas, baixei o filme de novo, assisto sempre que passa e nd de algo parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome desse desenho é Anabel. Ele era muito creepy mesmo, mas os pais reclamaram com os produtores e agora é mais de boas (chato).

      Excluir
    2. Obrigado, agr vou poder assistir saporra. Mas a cena do filme ainda me deixa louca '-'

      Excluir
    3. Eu também lembro dessa parte do filme .-. Faz um tempo desde a última vez que assisti, então pelo que eu sei ele realmente arrancou o dente

      Excluir
    4. É Anabel, sempre gostei dele, assistia toda hora que passava ashuahsaas

      Excluir
  25. Eu li os posts no Reddit e não sei se é bem isso. Mas eu me lembro vagamente de já ter ouvido "Rolling in the Deep" e "Someone Like You", do álbum "21" da Adele, nas rádios em 2009 ou 2008! Não lembro se foi 1 ou 2 vezes (foi bem pouco). O que, se a minha mente não estiver me enganando, seria impossível, já que a bagaça do tuéniuan foi lançada em 2011!
    Talvez eu seja uma vitima predileta das glitches na Matrix. Hehehe! :3

    ResponderExcluir
  26. Acho que eu tbm ja fui vitima de um glitch:uma vez eu vi um comercial qnd eu era criança(nao lembro exatamente o ano, acho que foi entre 2004 e 2006) de um anuncio de uma loja de moveis, em que no final um homem encapuzado derrubava o garoto propaganda com o soco, e em seguida varios outros encapuzados invadiam o cenario destruindo ele, e o comercial acabava abruptamente, e ja procurei sobre esse comercial em um monte de lugares da net, e nao achei nada, seria isso um bug?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se ninguém lembra disso ou se todos lembrarem, mas não existirem informações sobre isso, sim.

      Excluir
    2. Cara, eu tenho quase certeza que já vi também! Era uma propaganda bem escrachada e o cara "apanhou", ao maior estilo comédia debochada, porque fez uma piada sobre ir comprar na concorrência.
      Foi algo nesse estilo, né?
      E eu acho, por mim, que foi em meados de 2006.

      Excluir
    3. Então Rafa, eu nao lembro das coisas que o cara falou, so lembro do pau que ele levou, e acho que realmente vi essa propaganda em 2006

      Excluir
  27. Lembro que, tinha uma cena extra no final do filme Shrek primeiro em que tinha aquela dragão fêmea voando num espaço plano de pedra... Isso foi em 2006 e depois de assistir novamente anos depois nunca mais vi essa parte @-@ seria só um bug do videocassete? Ou apenas uma exclusão ao transferir para o DVD? OU SERÁ MESMO O EFEITO MANDELA???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for um dragão de pedra é do filme Shrek 4-D.

      Excluir
  28. Lembro que no cartoon network, lá em 2007, tinha um desenho ou anime sla, em que os episódios eram baseados em lendas urbanas. O nome era algo como "histórias de fantasma". Alguém lembra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha o Gakkō no Kaidan, que traduzido: "Histórias de Fantasmas"
      Também tinha o "Aconteceu com o amigo de uma amigo meu" mas não era anime

      Excluir
    2. Eu lembro do Anime Histórias de Fantasmas, inclusive esses dias mesmo baixei os episódios pra ver de novo. E sobre os Looney Toones, perguntei até pra minha mãe e ela lembra claramente de ser com dois "o". Assustador.

      Excluir
  29. Uma vez, por volta de 2005, eu estava vendo na multishow um especial de musicas dos anos 80, e apareceu um videoclipe que se passava num cenario branco, com os integrantes da banda pintando td de azul, até eles mesmos, e parece que o nome da musica era blue amazon, algo assim, e nao acho nada sobre ele na internet.

    ResponderExcluir
  30. quando o mandela morreu em 2013 eu so pude pensar:

    "mas ele ja nao estava morto"?

    em sempre pensei que ele ja estivesse morto

    ResponderExcluir
  31. Achei válido, mas acho que algumas coisas são apenas falta de atenção, tipo sex and the city. Costumamos pronunciar "sex in the city" aqui no brasil, a sentença sai meio que como "sexindaciri", é uma confusão normal, mas o nome do seriado SEMPRE foi sex AND the city, desde quando era pequena eu assisto e lembro nitidamente, inclusive de prestar bastante atenção na abertura sempre.

    ResponderExcluir
  32. Alguém se recorda de uma notícia sobre um dinossauro sendo retirado de um lago? foi por volta de 1996.

    ResponderExcluir
  33. Alguem se lembra de um programa que passava na cultura que eram fantoches que vão para uma escola, e tinha uma professora que era meio que um demónio, se não me engano se chmava escola de monstros mas nunca achei nada relacionado. Lembro de um episódio em que o protagonista participava de uma corrida.

    ResponderExcluir
  34. Lembro nitidamente de fazer pesquisas sobre Nelson Mandela no colégio, em todos os sites o ano de morte dele era 1990. Não é memória distorcida de criança, foi uma pesquisa mesmo, e em todos os sites ele era dado como morto, lembro até que pensei "nossa, ele morreu e eu nem era nascida". Imaginei a minha surpresa qndo falaram da morte dele no jornal...
    Até falei "ué, mas ele ja ta morto faz anos", e minha mãe veio com "que isso menina, ele morreu ontem!!!!". Nunca tinha entendido isso até ler essa creepy

    ResponderExcluir
  35. Lembro nitidamente de fazer pesquisas sobre Nelson Mandela no colégio, em todos os sites o ano de morte dele era 1990. Não é memória distorcida de criança, foi uma pesquisa mesmo, e em todos os sites ele era dado como morto, lembro até que pensei "nossa, ele morreu e eu nem era nascida". Imaginei a minha surpresa qndo falaram da morte dele no jornal...
    Até falei "ué, mas ele ja ta morto faz anos", e minha mãe veio com "que isso menina, ele morreu ontem!!!!". Nunca tinha entendido isso até ler essa creepy

    ResponderExcluir
  36. "Ursinho Pooh ou Ursinho Puff?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que Puff era o nome dele em português, na época que não se usava os nomes originais, em outras línguas. Com o passar do tempo e a inclusão de palavras estrangeiras em nosso cotidiano, passou-se a usar Pooh. Na minha infância era Puff. Meu filho tem uma almofada escrito Ursinho Puff, que era do meu primo qdo éramos crianças. A festa de 1 ano do meu filho (em 2014), foi do Pooh (escrito assim). Já li sobre isso. Existem outros exemplos tb, que não me recordo agora.

      Excluir
  37. Eu por exemplo me lembro do filme os Incríveis 2 mas ele não existe

    ResponderExcluir
  38. Eu por exemplo me lembro do filme os Incríveis 2 mas ele não existe

    ResponderExcluir
  39. O exemplo do "Tom e Larry" ilustra perfeitamente o que aconteceu comigo em relação ao Looney Toones, que um belo dia virou Looney Tunes. É que, na época, não fui pesquisar nada, deixei passar e fiquei com essa estranheza na cabeça.

    ResponderExcluir
  40. Isso me lembra os episódios perdidos do Chaves.
    Como todo mundo sabe, o seriado tem várias versões de um mesmo episódio, e alguns realmente não estão mais em poder da Televisa. E é aí que surgem os relatos dos episódios perdidos.

    Tem certos episódios que algumas pessoas juram ter visto quando criança e não se se encontram em lugar nenhum. O mais famoso é o "revolvinho do Chaves", que segundo eles passou apenas uma parte no lugar do jornal do Boris Casoy, no dia que deu uma enchente nos estúdios do SBT lá no início dos anos 90. Este episódio foi exibido somente uma parte e nunca mais foi exibido. Os fãs esperam encontrar este episódio até hoje.

    Tem outros relatos, como uma versão daquele episódio da máquina de lavar, em que tinha uma cena que colocaram um gato dentro da máquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo, o episódio da máquina em questão, a cena acabava com a dona Florinda segurando um gato espremido, que o Chaves havia espremido no rolete da máquina (no original, a Florinda segura um bule espremido).

      Excluir
  41. Me lembro que em 2013 um rapaz ganhou na mega sena em agosto quando acumulada em 40 milhões usando os números de lost

    Apareceu na mídia e ate tinha foto do rapaz, um tempo atras fui procurar e o mesmo concurso não tinha sido acertado e acumulou para o sorteio seguinte.

    ResponderExcluir
  42. Existe uma missao em gta san andreas onde o cj tem que roubar um carro na delegacia mas outro dia vi que essa missao nao existe,masvmeu irmao reluta em dizer que ja fez ela,e eu ja havia entrado na loja de donuts, mas nao da.e eu nao sei botar mods pois era no play 2

    ResponderExcluir
  43. Existe uma missao em gta san andreas onde o cj tem que roubar um carro na delegacia mas outro dia vi que essa missao nao existe,masvmeu irmao reluta em dizer que ja fez ela,e eu ja havia entrado na loja de donuts, mas nao da.e eu nao sei botar mods pois era no play 2

    ResponderExcluir
  44. Existe uma missao em gta san andreas onde o cj tem que roubar um carro na delegacia mas outro dia vi que essa missao nao existe,masvmeu irmao reluta em dizer que ja fez ela,e eu ja havia entrado na loja de donuts, mas nao da.e eu nao sei botar mods pois era no play 2

    ResponderExcluir