03/02/2013

Portal Purgatório


Então, já passou pela sua cabeça sobre o fato do jogo “Portal” ser uma alusão gigante ao Purgatório?

Não existe (aparentemente) nenhuma razão para colocar Chell no meio dessas experiências horríveis, exceto pelo prazer sádico de GLaDOS.

Mas e se aquilo for REALMENTE um teste?

Não um teste científico, mas um teste de caráter e determinação para se redimir? Talvez as provocações de GLaDOS não sejam somente provocações, mas sim, lembretes da vida passada de Chell. "Todos os seus outros amigos não puderam vir também, já que você não tem outros amigos por ser desagradável. É o que diz aqui no seu arquivo pessoal: Desagradável. Antipatizado por todos. Uma pessoa solitária, amarga, desagradável cuja morte não será lamentada... Aqui também diz que você foi adotado. Então, isso também é muito engraçado."

É também fortemente implícito que GLaDOS tem muito mais conhecimento sobre tudo aquilo, sendo como uma espécie de “testador” do Purgatório, com citações como: "Falando de curiosidade, você está curiosa sobre o que acontece depois que você morre, certo? Adivinha só? Eu sei."

Citações como estas tem um significado muito mais profundo quando pensadas nesse contexto:

"Eu sinto muito por você, de verdade, porque você não está no lugar certo."

"Isso é tudo culpa sua. Não precisava ser assim."

"Você não é uma pessoa boa, você sabe disso, não é? Pessoas boas não chegam aqui."


Curiosidade: Nos comentários do game, Jeremy Bennett (diretor de arte do jogo) diz: "Eventualmente, para a criação de GLaDOS, criamos um dispositivo mecânico com uma enorme figura delicada robótica pendurada, que transmite com sucesso tanto o poder de GLaDOS como sua feminilidade." Quando vista de um certo ângulo, GLaDOS parece uma mulher - com cabeça, abdômen e dois braços - amarrada e pendurada de cabeça para baixo por seus pés, com seus braços presos em volta de suas pernas.


Fonte: http://inuscreepystuff.blogspot.gr/

12 comentários:

  1. tô totalmente por fora dessa...
    *Boiando* '-'

    ResponderExcluir
  2. ._. sem nenhuma referencia a que é esse jogo alguém me explica produção ._.

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu acho que essa creppy passou muito longe do contexto do Portal, seria melhor ter feito sobre o suposto Gnomo que aparece nas antigas instalações da Aperture.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, esse Gnomo é o chompski, ele é marca registrada da Valve

      Ele aparece também no half-life 2, left 4 dead 2 e outros (acho)

      Excluir
  4. falando merda atrás de merda.. não sei se não entendeu a história ou se quer zoar com a cara de alguém. De qualquer forma vou dar aqui meu vídeo, primeiro da série, que explica toda a parte subliminar de portal (que também mescla com HL) Sem viagem, apenas fatos reais.. http://www.youtube.com/watch?v=c99n1HxQ_ag

    ResponderExcluir
  5. Vcs são muito chatos, é apenas um novo ponto de vista da série e eu achei muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, esse povo é muito chato, gente é só um ponto de vista

      Excluir
  6. Acho q lá no medo B mostra como a GLaDOS ia ser originalmente, ela ia ser como uma das 3 belas graças de cabeça pra baixo

    ResponderExcluir
  7. entao voce esta dizendo quea valve fez um jogo todo baseado no purgatorio. tá só me diz uma coisa, porque?

    ResponderExcluir