28/06/2011

Genocide City



Fases deletadas em videogames sempre foram uma fonte de fascinação para os jogadores, e um dos exemplos mais conhecidos deles são as quatro zonas deletadas em Sonic 2: Hidden Palace, Wood Zone, Dust Hill e Genocide City estão todas listadas na tela de seleção de fases disponível no beta de Sonic 2. A Hidden Palace e a Wood Zone podem ser parcialmente jogados, e há uma imagem antiga do Preview do Sonic 2 do que se acredita ser a Dust Hill.

Genocide City, no entanto, é um mistério. Selecionando-o na versão Beta vai simplesmente carregar uma tela em branco onde o Sonic vai instantaneamente cair e morrer. A falta de informação e o nome excessivamente ameaçador fizeram desta zona um dos maiores mistérios no mundo dos jogos. Recentemente, consegui adquirir o que foi descrito como uma versão Beta mais completa de Sonic the Hedgehog 2, que tinha todas as fases deletadas completamente intactas e totalmente jogáveis. Eu estava perplexo ao descobrir que tal coisa existia, uma vez que quase todas as fases deletadas são cortadas, porque elas nunca foram concluídas, mas a descrição do jogo que baixei alegou que todas as zonas estavam completas, e que foram removidas por uma razão inexplicável.

Eu comecei a jogar o Beta. Alem do Tails não estar presente no jogo em si (ele estava na tela de título, porem), o jogo parecia idêntico à versão final. Depois de completar Emerald Hill e Chemical Plant Zone, no entanto, o jogo me transportou para a Dust Hill. Dust Hill era muito semelhante à foto dela na Preview; um nível com tema de deserto. A música banjo estranhamente lenta tocando no fundo era um pouco inquietante, mas tudo o resto se pareceu muito bem com uma fase do Sonic 2.

O chefe Robotnik estava em seu veículo padrão com braços robóticos, segurando seis armas de tiro pesado. Depois de Dust Hill, passei por Aquatic Ruins, Casino Night, e Hill Top Zone, sem nenhuma diferença do jogo final. Após Hill Top, fui para Wood Zone. Como Dust Hill, este se encaixa perfeitamente em um jogo do Sonic, com exceção de algumas texturas estranhas nas plataformas de madeira talhada, que se pareciam com rostos. A música tinha uma sensação tribal, e eu lutei contra Robotnik em algumas plataformas flutuando sobre um buraco cheio de espinhos. Ele usava um machado grudado em seu veículo para destruir as plataformas e atacá-lo.

Na Mystic Cave Zone, percebi a primeira diferença da versão final, além dos níveis adicionados: eu coletei a sétima e ultima esmeralda do caos na mesma, porem não recebi nenhuma mensagem sobre o Super Sonic, apenas uma mensagem dizendo "Sonic Got Them All!". Eu também não podia me transformar em Super Sonic. Depois de terminar Oil Ocean, fui para a Hidden Palace Zone. Era muito parecido com a mais conhecida versão Beta. Não havia nada de estranho, até que cheguei ao fim do segundo ato. Tails estava amarrado na Master Emerald e Robotnik estava voando sobre ele, fazendo uma animação de risada. Então Sonic se transformou em Super Sonic, e passou voando pela Master Emerald, agarrando e salvando Tails, logo antes de Robotnik disparar um feixe gigantesco na esmeralda, estilhaçando-a. Recebi uma mensagem dizendo "Sonic Saved Tails! (Sonic salvou Tails!)", e a tela escureceu. Reapareci na Metropolis Zone, e a partir de agora, eu podia me transformar em Super Sonic com 50 anéis, e Tails estava sempre me seguindo. O resto do jogo foi exatamente como na versão normal. A Genocide City nunca apareceu.

Confuso sobre a ausência da fase perdida, eu procurei na internet e tentei encontrar informações sobre a versão que havia acabado de jogar. Não consegui encontrar nada, então eu decidi tentar jogar o jogo novamente, só que desta vez sem pegar as Esmeraldas do Caos.

Tudo no jogo foi idêntico, até eu chegar no final da Hidden Palace novamente. Tails ainda estava amarrado à esmeralda e Robotnik estava voando acima dele. Sonic correu em direção à esmeralda para tentar salvar Tails, mas Robotnik disparou um raio de energia na diagonal, batendo no Sonic e fazendo ele cair pra trás. Robotnik atirou seu feixe enorme de laser na Master Emerald, acertando Tails junto desta vez. Eu ouvi um grito muito agudo e alto, que eu achei que era supostamente a voz do Tails. Quando o feixe sumiu, Tails e a Master Emerald desapareceram sem deixar nenhum rastro. Robotnik fez uma animação rindo, e voou para longe. Sonic fez uma animação que eu nunca tinha visto antes: ele caiu no chão e ficou deitado ali. As palavras "You Coudn’t Save Him (Você não conseguiu salva-lo)" apareceram, e a tela escureceu.

A zona seguinte, como eu esperava, era a Genocide City. Quando a fase surgiu, uma tela em branco apareceu, assim como no Beta que todos conhecem. Sonic caiu no fundo e morreu. Eu tinha 14 vidas quando cheguei lá, e esta seqüência de morte se repetiu mais 13 vezes. Quando eu tinha apenas mais 1 vida, porém, a fase finalmente carregou por completo. A melhor maneira que posso descrever os gráficos, é que eram uma combinação da Chemical Plant e da Metropolis Zone, com muitos objetos no fundo em chamas. A música parecia ser um remix da música da tela de título, mas tocada com nada além de tons graves e fundos. Não parecia haver nenhum anel na zona, então como eu só tinha mais uma vida, continuei com muita cautela. Também não parecia haver nenhum inimigo na zona; em seus lugares foram colocados os animais que você salva dos badniks, deitados no chão, sem se mexerem.

Mais e mais animais apareceram enquanto eu ia cada vez mais longe da fase. Logo depois, o chão estava coberto com eles. Os únicos desafios que apareceram na fase foram algumas seqüências simples de plataformas e momentos que eu tive que saltar sobre buracos no chão para que não caísse em um mar de fogo. Depois de passar pelo que parecia ser uma fase normal do Sonic 2 em termos de duração, finalmente cheguei na placa do final da fase. Havia um pequeno buraco no chão antes da placa, então eu o pulei e terminei a fase. Depois de girar a placa, porem, ao invés de correr para a direita como ele normalmente faz, Sonic virou-se e ficou olhando na direção do buraco por cerca de 30 segundos. Então ele subitamente correu em direção à ele, caindo para sua morte.

Apareceu a tela de Game Over. Eu havia me esquecido que tinha conseguido um monte de Continues no início do jogo. Selecionei a opção YES para continuar jogando, mas eu ouvi apenas um barulho meio que ensurdecedor, como os que outros jogos fazem quando você escolhe uma opção que não é permitida. Tentei mais algumas vezes, mas o jogo claramente não iria me deixar continuar. Finalmente selecionei NO, e uma tela de Game Over semelhante à tela do final ruim de Sonic 1. Exceto que, em vez de fazer malabarismo com as esmeraldas, Robotnik estava fazendo malabarismo com os corpos das criaturas que você salva dos badniks. Eu tive que desligar o jogo para ficar longe daquela tela.

Eu estava muito perturbado e assustado com o que tinha acabado de ver. Isso certamente explicava porque Genocide City havia sido removido do jogo final, mas eu não conseguia entender o que fez a SEGA sequer pensar em fazer algo assim. Mesmo que já tivesse passado pelo jogo inteiro e visto o final bom, eu sentia que tinha que fazer isso de novo, que eu não poderia deixar o jogo do jeito que havia deixado da ultima vez. Então, pela terceira vez no dia, eu joguei o Beta do Sonic 2.

A primeira estranheza foi a tela de título; Tails sumiu dela, e o Sonic parecia não notar nisso. Havia apenas um espaço vazio no lugar onde ele deveria estar. Comecei o jogo, e tudo parecia normal até que eu peguei 50 anéis e entrei na primeira fase de bônus. Em vez de anéis vindo até mim, apareciam onda após onda de bombas. Desviei delas durante o tempo que consegui, mas eventualmente fui atingido. Em vez de fazer a animação de perder os anéis, o Sonic fez uma animação de morte, e a fase de bônus terminou. A tela de resultados mostravam 0 para todas as estatísticas, mas a mensagem no topo era diferente; em texto preto sólido, ela dizia:

"You Can't Bring Back The Dead (Você Não Pode Trazer os Mortos de Volta)".

Ficando realmente com muito medo neste ponto, eu peguei mais 50 anéis o mais rápido que pude, mas a fase de bônus que eu entrei era idêntica, terminando com a mesma mensagem de antes. Apaguei o beta de meu computador e baixei-o novamente para que eu pudesse ter o bom final novamente. Eu quase gritei quando vi a tela de título sem o Tails nela novamente, e como eu já temia, a fase de bônus impossível aparecia novamente. Mas desta vez, a mensagem que apareceu quando eu morri era diferente:

"You Can't Reverse Your Mistakes (Você Não Pode Mudar Seus Erros)".

Eu estava completamente apavorado, e fui preso à crença irracional de que se eu pudesse obter o bom final novamente, tudo seria bem melhor. Eu fui para um computador diferente, baixei o Beta e a mesma porra de tela de título voltou a aparecer. Agindo por instinto neste ponto, fui para a fase de bônus novamente. A mensagem desta vez:

"You Have To Accept Your Mistakes (Você Tem Que Aceitar Seus Erros)".

Eu apaguei o Beta deste computador também. Achava que os computadores estavam compartilhando uma mesma fonte de internet, e que havia a possibilidade de isso ter sido algum tipo de piada ou vírus. Eu fui pegar o meu confiável Mega Drive e peguei o cartucho do Sonic 2 que eu já tinha há 17 anos. Se eu simplesmente pudesse ver o Tails nele, sabia que tudo ficaria bem.

Mas eu ainda não tive coragem para arriscar. Cada parte racional de mim sabe o Beta não poderia afetar meu cartucho, mas estou com muito medo, medo do que vai acontecer se eu ver a tela de título sem o Tails nela. Eu sonho com isso todas as noites, mas eu só sei que isso poderia ficar muito pior do que já está.

14 comentários:

  1. Se querem saber sobre Genocide city é só olhar no Power Sonic.
    http://www.powersonic.com.br/outros/especiais/genocide_city.htm
    É apenas uma fase deletada por falta de espaço, assim como Hidden palace.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo só uma creepy, e se a verdadeira história de Sonic 2 fosse próxima a essa, levando os programadores a deletarem as fases, evitando um tema macabro que chocasse os jovens jogadores, deixando a storyline do jogo meio confusa ou mesmo inexistente? Lembrando que o final ruim de Sonic 2 do Master System também envolveu a morte de Tails, na ending que até hoje choca quem joga.

    ResponderExcluir
  3. Adoraria saber onde conseguiram esse outro beta do Sonic 2

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa sobre Sonic. Gostaria muito de ver esse beta….teria como disponibilizar o download?
    Boa matéria abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creepypastas 95% das vezes(ou mais)são fakes então provavelmente não existe essa rom :v

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Existe isso pra download ou é só da creepypasta mesmo? :P

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bobagem. Um japonês aí, que trabalhou no desenvolvimento de Sonic 2, contou que essa fase, a Genocide City Zone, recebeu esse nome estranho para dar uma impressão de perigo, a ideia é que ficasse algo em tom ameaçador, sim. Mas a fase não teria nada sombrio, aterrorizante ou atormentador como foi descrito nesta creepy. O esboço da fase mostra apenas um mundo futurista, cheio de tecnologias, parecido com a Metropolis Zone. Tanto é que seu nome inicialmente seria Cyber City Zone, mas parece que a pessoa que escolheu o nome não tinha muito conhecimento do idioma inglês e nem do significado da palavra genocídio. Por fim, a fase foi deletada para dar lugar ao terceiro ato de Metropolis Zone. Tudo isso que estou dizendo pode ser encontrado em sites confiáveis como Sonic Retro e Power Sonic.

    ResponderExcluir
  9. Se alguém souber da existência desse beta por favor o link de download, eu me interessei por ele

    ResponderExcluir
  10. Eu já estive na hidden/proto Palace zone no jogo no debug mode. ;) e não era demo!

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz uma fan art para a Creppypasta

    ResponderExcluir