30/06/2013

Creepypasta dos Fãs: A Mansão Procópio Gomes

Em Joinville, Santa Catarina, existe uma mansão que é chamada de Mansão Procópio Gomes. Procópio Gomes foi um dos pioneiros colonizadores da cidade, e sua família é deveras conhecida historicamente pelos moradores de Joinville. Mas a fama da família Gomes não se restringe ao fato de que eles foram uma das primeiras famílias a chegar à cidade e a colonizá-la, muito menos pelo fato de esta família ter sido uma das mais ricas e influentes do sul do Brasil. Sua fama se da de forma absurda pelo fato que passarei a narrar para os atenciosos leitores neste momento.
            Procópio Gomes mudou-se para Joinville com toda a sua família, que incluía sua esposa, três filhos (dois meninos e uma menina), seu irmão, Alberto Gomes e sua querida mãe, Maria Gomes. A família tinha uma convivência conjugal de certa forma tranquila, não havendo relatos históricos de grandes brigas ou momentos de maiores violências familiares.
            Apesar de ser uma família aparentemente tranquila, toda a regra tem sua exceção. E a exceção neste caso tinha nome próprio e uma existência macabra: Maria Gomes. Maria Gomes era uma descendente de alemães vindos ao Brasil no final do século XIX, e tinha herdado dos seus pais o ódio aos negros, nesta época ainda escravizados nestas terras. A história registra, e não apenas a história tradicional, mas a lembrança das pessoas mais idosas da cidade que tiveram contato direto com Maria Gomes em seus últimos momentos neste mundo, e que em suas memórias ficaram marcados para sempre.
            Amigos e conhecidos de Maria Gomes contam que já no final de sua vida, ela nutria um ódio incomensurável pelos seus próprios escravos e escravas, sendo que para ela tinha um acontecimento que era inadmissível entre sua criadagem: o nascimento de um filho ou filha. Todos contam que, quando uma escrava engravidava, Maria Gomes cometia todo tipo de atrocidade para fazer com que elas perdessem seus bebês, mas ainda assim nasciam alguns. Melhor não terem nascido, pois Maria dava para seus porcos comerem ainda vivos estas inocentes crianças.
            Quando no momento derradeiro de sua miserável e aterradora vida, Maria Gomes começou a gritar incontrolavelmente e a se debater na cama: “Eles estão vindo me buscar, estão chegando perto, estou sentindo o cheiro de podre deles” e gritava ainda que via o chão se abrir e dêmonios virem buscar sua alma. Poucos segundos antes de partir, ela também gritava: “eles estão me tocando e suas mãos queimam como ferro em brasa, socorro, eu me arrependo de tudo o que fiz, não quero ir com esses demônios, socorro, suas correntes estão me queimando”, finalmente silenciando e partindo sabe-se Deus para onde.
            Depois do acontecido, seu filho Procópio e seu irmão Alberto resolveram enterrar todos os bens pessoais de Maria e suas riquezas em ouro no porão da mansão, visto que acreditavam ser objetos e dinheiro amaldiçoado pelo caráter horripilante e grotesco de sua mãe. O fizeram, enterrando tudo o que um dia pertenceu a Maria Gomes na Mansão Procópio Gomes.

Desde a morte da Procópio Gomes e do restante de sua família, ninguém mais conseguiu morar na casa e ela está constantemente para ser alugada. Alguns aventureiros tentaram encontrar os bens e posses de Maria Gomes, sem sucesso. Todos os que adentraram a mansão presenciaram eventos muito estranhos e assustadores, como visão de vultos, toques e ventos gelados, sons de correntes, portas batendo e assoalho e escadas rangendo com som de passos. Poucos chegaram até o porão, mas nenhum dos que chegaram conseguiram ficar mais de um ou dois minutos. Conta-se que no porão existe um pequeno córrego, e que os que descem até ele veem nitidamente diversos corpos de crianças recém-nascidas boiando e as ouvem chorar desesperadamente. Cheguei eu mesmo, por ter nascido e vivido até meus 24 anos na cidade, a parar diante da porta para entrar na Mansão, mas não tive coragem, pois vi um vulto na janela do segundo andar, de uma mulher velha e completamente desfigurada com marcas de queimadura pelo rosto, e já sendo conhecedor da história, corri como o vento. E a pergunta fica para você, caro leitor: Teria coragem de, ao visitar Joinville, dar uma olhada bem de perto na Mansão Procópio Gomes?

Autor: Vinicius Pinheiro (Editor do Creepypasta Brasil) 

34 comentários:

  1. claro q sim bro n assobra bro mesmo q sejam recem nascidos bros!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOIS JOÃO CASADOR DE TESOURO VAMOS ACABRA COM ESSA LENDA EU ADORO SOMBRASÃO

      Excluir
    2. SE ECREVE NO MEU CANAL DO YOUTUBER VOU NESA CASA

      Excluir
    3. Eu sou natural de Joinville e soube dessa história através da minha mãe que por sua vez soube pela minha vó. Exatamente como está escrito nesse relato. E comentei com ela sobre essa mansão depois de assistir o canal do Raphael Ferpa no YouTube , ele passou uma parte da noite lá e também no cemitério dos imigrantes . E acho que com certeza é assombrado pq quem aluga a mansão, não fica muito tempo.Então se vcs realmente querem enfrentar o sobrenatural , tomem muito cuidado e orem bastante.

      Excluir
  2. Muito bom, mas nao teria coragem nao '-'

    ResponderExcluir
  3. Claro que tenho! Venhão fantasmas e demonios, não tenho medo de voces!

    ResponderExcluir
  4. Então, o negão aqui ta precisando de dinheiro, alguém sabe quanto ela tem no porão mais ou menos?

    ResponderExcluir
  5. Isso lembrou da minha infância '-'
    Minha vó dizia que tinha prendido um "diabinho" num quarto no fundo do quintal. Ela nunca me deixava entra lá.
    Já faz um tempão que ela mudou de casa e eu continuo curioso kkk

    ResponderExcluir
  6. Qualquer dia desses a gente se junta pra tomar um chá, Maria
    Bjjs da sua amiga ♥

    ResponderExcluir
  7. A aventura vai começar
    Todo juntos vamos visitar joinville e sua mansão assombrada...

    ResponderExcluir
  8. Legal a creepy, só uma observação: se o narrador viu um vulto, como diabos ele conseguiu caracteriza-lo? Afinal, era um vulto, não?

    ResponderExcluir
  9. Eu moro em Santa Catarina, fiquei com vontade de ir lá *-*

    ResponderExcluir
  10. A mansão virou patrimônio histórico e está em reforma a não sei quantos anos, não está a venda e muito menos para alugar HAHAHAHA moro em jlle e não sabia dessa história '_'

    ResponderExcluir
  11. Eu vou me mudar pra Joinville daqui à uns meses, vou dar uma olhada na tal mansão kk

    ResponderExcluir
  12. mais alguem daki é de joinville Sc?

    ResponderExcluir
  13. Eu sou de Joinville e nunca soube dessa história. Gostaria de mais informações...

    ResponderExcluir
  14. Gente hahaha que medo! Eu sou de Joinville e a mansão virou uma casa de festas, inclusive, quando era menor, fiz minha festa de aniversário ali. Porém, ali já não se fazem mais festas atualmente e ninguém sabe o porquê.

    ResponderExcluir
  15. Maria Gomes ! Que os demônios não tenham pena de sua miserável alma.
    Conheço a mansão, e no passado ( se bem me lembro ) funcionava alguma coisa como um centro social. Passei na frente ainda ontem 05.07.15, e não tem nenhuma restauração à vista, mas sim uma velha mansão apodrecendo.

    ResponderExcluir
  16. boa matéria brother hoje a mansão está sendo reformada vamos ver oque há de acontecer daqui pra frente.. mais que a parada continua sinistra isso não da para negar

    ResponderExcluir
  17. Moro em Joinville e vou começar a reparar la, história interessante nunca tinha ouvido comentar nada a respeito de lá!

    ResponderExcluir
  18. Eu nasci moro aqui à 34 anos... já ouvi várias histórias sobre esta mansão, já entrei lá uma vez... confesso que meio assustador, mas não vi nada de anormal.

    ResponderExcluir
  19. Essa fortuna não serve para nada por que esta amaldiçoada,e depois de tanta barbaridades que esta mulher cometeu nesta casa você vai querer esta fortuna,todos sabe que maldição atrae maldicão já imaginou a energia negativa que existem neste lugar! Para entrar num lugar desse tem que esta preparado,por que se não estiver preparado já imaginou a carga de energia negativa que pode penetrar em VOCÊ!!!

    ResponderExcluir
  20. eu tereia coragen sim, nao estaria nem ai se ouvisse barulho. Mas se alguem me encostasse ou me machucasse eu correria igual um vento igual ele falo

    ResponderExcluir
  21. Olosco bicho, assim que voltar em Jille ja sei o role

    ResponderExcluir
  22. Ok, o incêndio recente fez a lenda ser buscada e caí aqui. A pergunta é: onde há provas d tais ''eventos''?Filmes, fotos,gravações! Nada! Só relatos de corre a lenda... Hoje em dia há todo tipo de recurso de investigação, câmeras, etc. Ninguém teve a ideia de investigar? Se já relatos de mortos enterrados é caso d polícia, MP pode pedir escavações! Onde estão os herdeiros que não fazem tal pesquisa até para que o imóvel não seja desvalorizado? Criaram a lenda para que a casa não seja cobiçada e assim continuem donos?Que façam o tombamento e a PMJ toque o restauro com devidas investigações.Simples assim.

    ResponderExcluir
  23. Quem assombra a casa são os usuários de crack... Até botaram fogo lá. Entraram pra apagar e nada aconteceu. Lendas, apenas lendas.

    ResponderExcluir