29/08/2016

Não consegue dormir?

Esse é o quinto post de tradução do site yourghoststories, onde é possível encontrar relatos de experiências sobrenaturais no mundo todo. Dessa vez, escolhi alguns relatos sobre paralisia do sono.

Algo está me acordando
postado por: Swood11

Eu sou uma menina de 16 anos. Fui passar um tempo na casa do meu irmão mais velho e ele havia me dito que a casa era assombrada. Deitei no sofá e, em seguida, fui para a cama. Eu acordei de um sono profundo em torno de 3:00 da manhã. Dormi perto da borda da cama enquanto meu irmão deitou no meio e sua namorada na outra ponta. Eu olhei para a frente e observei que a cortina estava se movendo pela porta de vidro corrediça, e não havia ventilação ou aquecedor perto dela.

Rolei e tentei pensar em coisas positivas enquanto tentava voltar a dormir. Eu pensei sobre o meu namorado, e então eu falei para mim mesma "Eu só preciso dormir." e caí em um sono tão profundo que dentro de segundos o meu corpo estava imóvel, mas a minha mente, totalmente acordada. Eu estava pirando e tive que me esforçar tão forte quanto eu podia para abrir os olhos e mover meu braço para acordar o meu irmão.

Eu pulei e acordei o meu irmão, explicando o que aconteceu e falando que estava com medo. Ele me disse que não conseguia dormir e, logo em seguida, nós dois ouvimos alguém subir as escadas da sala. Não podia ser o nosso cão pois ele estava dormindo do lado da cama. Eu peguei o controle remoto e adormecemos com televisão ligada. Essa foi a coisa mais assustadora pela qual eu passei! Alguém pode me explicar o que houve, por favor?!?!

3:00 Am. O que está acontecendo? 
postado por: jess_theturtle

Então, eu tinha 17 anos e estava morando com o meu pai. Nós realmente não temos um bom relacionamento, por isso decidi ir para a cama muito cedo, umas 8:00 da noite.

Era o final da primavera quando em uma noite eu acordei e não sabia o por quê. Durante cerca de três semanas eu iria acordar ás 3:00 em ponto. Naquele ponto, eu já achava que estava completamente louca.

Uma noite, tudo parecia diferente. Eu acordei às 3:00 da manhã como de costume (mas meu quarto estava exageradamente frio) e comecei a escutar algo.
Eu tinha uma velha cama que range e ao pé da minha cama parecia que alguém estava sentado. Neste momento o meu coração estava batendo tão rápido que eu sentia que acabaria morrendo. Eu pensei em ligar para o meu pai, mas nada aconteceu, estava imóvel.
Agora que não era a pior parte. Fosse o que fosse, estava me tocando dos pés até a cintura. Em seguida, se moveu até o caminho do pescoço. Neste ponto, comecei a sentir a sua respiração ao meu lado, sem poder fazer nada. Ele permaneceu assim durante alguns minutos. Depois de passar esse tempo, ele volta a sentar-se ao pé da minha cama. Isto continua a acontecer por alguns meses.

Agora, depois de um tempo ele não me assusta tanto, eu até contei ao meu pai (ele é muito religioso, eu não sou). Ele insistiu em abençoar o meu quarto, depois disso eu não tive mais encontros.

Alguém pode potencialmente me dizer o que esta coisa poderia ter sido?


Corpo vibrando durante um pesadelo

postado por: justjess

Alguns meses atrás eu acordei de um pesadelo e meu corpo estava vibrando como se eu tivesse um telefone celular em meu peito. Eu tinha cerca de quatro meses de gravidez e não conseguia me lembrar do sonho, exceto que um fantasma ou um espírito estava furando o meu estômago com as mãos para obter o meu bebê.

Como eu acordei ainda sonolenta, eu tinha pensado inicialmente que minha cama estava tremendo, mas depois percebi que era eu. Isso nunca aconteceu comigo antes. Eu até fui a um cardiologista após isso, com medo que tivesse acontecido apenas para eu ser informada de que o meu coração não estava bem. Além disso, mais tarde naquela noite eu acabei tendo outro pesadelo. Eu não sei por que isso aconteceu e queria saber se alguém poderia me dar algumas dicas sobre este assunto.

Minha mãe me diz que é apenas um sonho de gravidez estranho, mas eu não penso assim. Eu tenho visto pessoas de sombra desde que eu tinha quatorze anos e experimentei fenômenos estranhos ao longo dos anos, mas nunca experimentei isto antes.

Isso me assustou tanto que eu dormi com as luzes acesas até o meu marido chegar em casa de um de seus turnos noturnos no trabalho. Tenho 31 anos e não deveria ter medo do escuro, mas eu tenho, infelizmente.

Eu notei que algumas coisas estranhas foram acontecendo na minha casa ao longo de um período de um ano. Como uma noite em que a minha filha me fez uma pergunta e eu não respondi de imediato, porque estava aplicando protetor labial, e algo sussurrou a partir da janela do canto. Era baixa e ininteligível. Olhei para Maddy e disse: "Por que você respondeu a sua própria pergunta?"
E ela disse: "Mas eu pensei que você estava sussurrando?"
E nós duas sabíamos que algo estava estranho, porque a voz veio da janela do canto por trás da cortina.

Outra vez, uma tigela com leite e cereais se moveu sozinha através de minha mesa de cozinha. Em uma noite diferente, a minha filha veio até o meu quarto e disse-me que uma pessoa sombra veio de seu armário e tocou-lhe enquanto ela estava dormindo ao seu lado, ela estava em pânico absoluto. E eu acredito nela porque eu os vi também. Eu não sei o que está acontecendo!
Essas coisas só aconteceu de vez em quando, mas ainda são assustadores. Qualquer opinião seria útil. Obrigada.


Ocorrências noturnas

postado por: johnboy1964

Eu passei por algumas situações ''inexplicáveis'' durante a minha vida, principalmente durante a adolescência e faculdade, que foram assustadoras naquela época, mas esquecidas na manhã seguinte. Agora que estou muito mais velho, eu penso para trás sobre esses "eventos" e penso que sim, isso foi definitivamente assustador e inexplicável. Eu sou um grande fã de filmes de terror e costumo assistir quase todos eles - principalmente os sobrenaturais - Deixo os trash por vezes, quando estou realmente procurando por um.

Então, este em particular foi gravado no meu cérebro por mais tempo e me lembro que, no momento em que isso aconteceu, eu não estava nem um pouco assustado e não sabia nem o que eu tinha visto. Foi apenas muito mais tarde, talvez vinte anos ou mais, que eu percebi que eu não tinha uma explicação.

Nós fomos uma família de exilados que viveram no Oriente Médio, que é onde eu nasci e cresci, junto com minhas duas irmãs. Ambos os meus pais estavam trabalhando (como a maioria dos expatriados fazem) e nós vivemos em um apartamento de dois quartos. Nada extravagante, um apartamento simples e limpo.

Eu acho que um belo dia, meus pais decidiram que nosso apartamento estava na necessidade de um bom trabalho de pintura e tinham encomendado dois pintores locais para começar a trabalhar ao longo de um final de semana. Os trabalhadores também eram exilados do sexo masculino (não tenho certeza de que país, mas não é relevante). Todo nosso material estava coberto de lençóis, a maior parte da cozinha foi fechada e tivemos que, todos nós, dormir no chão da sala de estar. Como os quartos estavam com tinta fresca, nós tivemos que deixar as janelas abertas.

De qualquer forma, todos nós caímos sobre os colchões. Minhas irmãs e eu (nós éramos cerca de 4, 6 e 9 anos) dormíamos em dois colchões e meus pais no outro extremo da sala em dois outros.

Durante a noite, meio adormecido, vi um homem vestindo a roupa dos trabalhadores (um colete, retalhos de tecidos ao redor da cintura e um pano em volta da cabeça, como um suor band), sentado contra a parede (eu estava mais próximo à parede) com uma perna dobrada debaixo dele e a outra flexionada no joelho, no qual a sua mão estava descansando e ele estava me observando. Voltei a dormir, pensando que era manhã e que os trabalhadores haviam retornado. Na manhã desse mesmo dia, meus pais avisaram que os pintores tiraram o dia de folga.

Eu tive várias situações em que senti alguma força forte sentada nas minhas costas enquanto estou dormindo e eu sou incapaz de virar ou gritar. Muito assustador. Mas nada desde que eu me casei e comecei a minha família.

São os nossos poderes psíquicos mais ativos quando somos crianças? Eu não sei, tenho pensado sobre isso, é claro, mas não tenho uma resposta.

Objetivo dos relatos: mostrar que o sobrenatural pode ocorrer com qualquer um. Não é chocante ou trash como seria em uma creepy. O lado ''assustador'' dos relatos é o famoso ''baseado em fatos reais'' que vemos em muitos filmes. Espero que gostem

30 comentários:

  1. O que eu achei mais louco foi a mina ali que sabia que a casa do irmão era assombrada e foi dormir la mesmo assim kk
    Pelo que vi as pessoas desses relatos tem ou tiveram contato com o sobrenatural entao eh normal acontecer essa coisas sim. Ainda bem que nunca tive sensibilidade pra essas coisas pq coraçao eu so tenho um qqqq

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã mais nova tbm já experimentou a paralisia do sono, ela disse q uma madrugada ela acordou lá pelas duas e poca e n consegui se mecher como se algo a estivesse abraçando bem forte, pela visão periférica dela ela viu um vulto preto, por um segundo ela achou q era eu, mas eu estava em minha cama q estava de frente pra ela na outra parede e nem poderia ser meu irmão ou meus pais mas a gente sempre tranca a porta e só nos temos a chave, aí ela tentou dar um cutuvelada mas ao invés de sentir a parede q era o q estava atrás dela, ela sentiu algo como se tivesse batido em uma pessoa, mas o medo foi tanto q ela n teve coragem d olhar pra trás e voltou a dormir com mt custo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é normal, a paralisia do sono deixa a pessoa imóvel e mts vezes os sonhos se misturam com a realidade, oq pode explicar o vulto preto e a sensação de uma presença maligna é explicada pelo fato de q o cérebro fica em um estado de alerta

      Excluir
  3. Minhas paralisias do sono costumavam acontecer de manha, eu acordova e gica muuuito mas muito grogue, eu estava ali mais ainda estava sonhando eu basicamente tava em dois lugares diferentes, nao foi assustador, foi a unica experiencia q me fez acreditar q o cerebro é um orgao muito poderoso

    Quanto a acordar de notche as 3 hrs, eu considero normal, mas nunca acordei paralisado, de certa forma eu tenho espasmo de noite o que me rende umas feridas que só sao descobertas dias depois(a cama fica encostada na parede), da pra ter uma ideia de como a paralisia é algo biologicamente importante.

    ResponderExcluir
  4. Para mim a paralisia do sono acontece frequentemente e é horrível, as vezes fico quase 1 hora neste estado, a mente desperta e o corpo não responde, mas isso não é o pior, o pior é que uma voz começa a me atormentar, eu ouço a porta do meu quarto abrindo e fechando, ouço as vozes da minha mãe, meu pai, da empregada, e até do meu falecido irmão caçoando de mim e rindo freneticamente, vejo pessoas andando pelo meu quarto e tudo isso sem poder me mover para ver se realmente tem algo lá.

    ResponderExcluir
  5. Cruzes essa creepy tá ficando mt chata. Tomou um rumo totalmente inesperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc for o anônimo da outra postagem, sinto lhe dizer que eu mudei de opinião. Essa aqui além de ser várias histórias, foram histórias interessantes.

      Excluir
  6. Eu sinto vez ou outra esses sonhos em que eu fico toda tremendo. Teve uma vez até que eu fiquei em loop dentro do sono: Eu sonhava que tinha que passar por uma porta, mas toda vez que eu chegava perto dela sentia o tremor no corpo, como um choque. Eu já estava ficando desesperada porque sabia que era um sonho e eu não conseguia acordar. Quando acordei definitivamente, meu corpo estava todo dormente

    ResponderExcluir
  7. Eu sinto vez ou outra esses sonhos em que eu fico toda tremendo. Teve uma vez até que eu fiquei em loop dentro do sono: Eu sonhava que tinha que passar por uma porta, mas toda vez que eu chegava perto dela sentia o tremor no corpo, como um choque. Eu já estava ficando desesperada porque sabia que era um sonho e eu não conseguia acordar. Quando acordei definitivamente, meu corpo estava todo dormente

    ResponderExcluir
  8. Pessoal
    Sinto muito desapontar, mas quem ja teve paralisias do sono, sabe que essas creepys não chegam nem perto de descrever o horror que é.

    Eu tive três vezes na minha vida, e daria um braço pela certeza de não ter nunca mais.

    Procurando respostas achei respostas científicas insatisfatórias, pois a ciência explica a causa do fenômeno, mas não as sensações que a acompanham, como a mais recente que tive, em que senti dois braços segurando meu corpo. Dessa vez só largou quando eu pedi por favor que me soltasse (em pensamento)

    Ps: cada vez que tenho uma paralisia, a coisa fica mais próxima de mim, Deus me ajude que eu não tenha mais uma, pq agora só falta ela deitar em mim...

    Ps2: sempre "descongelo" estou chorando

    PlayStation 3: estudo kardecismo e com eles finalnente encontrei uma explicação razoável, mas que da mais medo ainda quando acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem ruim mesmo a sensação, lendo as creepys não é a mesma coisa. Se bem que hoje eu até me acostumei com a sensação, o ruim mesmo era quando começou. Eu era muito novinha, acho que tinha uns 6 ou 7 anos. A coisa que mais me aterrorizava era quando eu percebia que não conseguia falar, eu gritava e minha voz não saía. Só muito depois que eu fui entender o que era paralisia do sono, e que era isso que acontecia comigo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Comigo é pior, olha pessoal, alguns podem dizer que é zuera minha ou algo do tipo, mas ai é com vcs (isso é cliche de histórias de assombração eu sei, mas foda-se).
    De 2 anos pra cá comecei a ter sonhos estranhos em que pessoas morriam,mas essas pessoas morrendo eram sempre eu, mas não eram eu ao mesmo tempo, cada um tinha um nome diferente, aparecia alguem e me falava meu nome naquele momento... O estranho n era nem o sonho em si, era o único elemento que sempre aparecia em todos eles. Uma menina, ela tem cara de ter uns 16 anos, loira dos olhos azuis, o que mais marca é seu braço direito, nele existe um corte longo e profundo cicatrizado, um corte que vai do ombro até a mão. Eu nunca falei a ninguém sobre ela.
    Um ano atrás me apresentaram uma menina que o povo dizia que ela via espiritos, eu n acreditava nessa ne, afinal sou leitor de creepy, gosto do terror, mas pra mim a maioria dele nem existe. Essa menina eu falei oi pra ela e ela ja foi meio estranha cmg, sou amigavel com todo mundo e com ela n fui diferente, mas achei que ela n tinha ido com minha cara. Um tempo depois fizeram um grupo no wpp e tava eu e ela lá e a mais ou menos uns 7 meses eu decidi por perguntar no privado porque ela n gostava de mim, ai ela so respondeu que n era pq n gostava de mim, era simplesmente pq n queria incomodar a menina que sussurava no meu ouvido. Quando ela disse isso eu gelei, na hr minha unica reação foi ficar parado por um bom tempo, até que criei coragem e perguntei: como é essa menina? Então ela me descreveu a menina nos mais puros detalhes e quando ela terminou de arrepios eu tava cheio, como era possivel ela saber de algo que eu nunca falei pra ninguém?
    Dps disso as coisas ficaram piores, cada sonho com essa menina era uma morte, mas quando eu acordava a dor da forma da morte pecorria meu corpo, eu passava uns 5 minutos com paralisia do sono apenas sentindo aquela dor até que eu conseguia me soltar e a dor passava.
    Dps de um tempo conversando com ela, ela foi virando minha amiga, mas ela ainda n gostava de ficar perto de mim, eu finalmente decidi perguntar, o que essa menina sussura em meu ouvido? Ela me disse que n queria descobrir, poderia deixar a menina com raiva, mas hj dps disso eu passo mais tempo de fone de ouvido que o normal e tenho esse medo de quando tirar os fones ouvir o susurro dela...

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu já tive uma paralisia do sono. Pqp, e a pior coisa que pode acontecer com você.
    Eu vi uma mulher toda ensanguentada ma minha frente, sentada na cama. O pior é que (obviamente) eu não podia nem gritar nem me mexer. Só podia ficar observando aquilo. Pra piorar, nem fechar o olho por muito tempo eu podia. Cara, eu juro que quando a paralisia acabou, eu estava chorando e gritando. Pqp, que experiência horrível. O pior é que na noite anterior eu tinha lido uma creepy que falava de uma garota que morreu ensanguentada.
    Meu primo uma vez disse que viu o The Rake numa paralisia do sono. Tenso!
    Mas o que me deixou intrigado e que quando eu fui olhar o Google imagens, a foto da personagem da creepy era exatamente a pessoa que eu vi na minha paralisia. Eu já tentei explicar de trezentas e noventa e cinco maneiras diferentes, mas não, isso não dá pra explicar. Paralisia do sono e uma merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só teve uma? Sortudo xD
      Essas coincidências acontecem. Outro dia minha amiga teve uma paralisia do sono e alucinou com um personagem meu! Kkkkk

      Excluir
    2. Só tive uma, felizmente. Mas eu já tive experiências parecidas com isso. Eu já tive sonhos perturbadores.

      Excluir
  12. Muito legal e assustador!!!

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, nada como a sensação horrorosa da primeira paralisia do sono...
    Eu tinha com muita frequência quando era mais nova, sempre que pegava no sono no banco de trás do carro dos meus pais. Deixou de acontecer depois dos meus 9-10 anos, e só foi voltar 2 anos atrás com o estresse do famoso Terceirão. Desde então voltei a ter com certa regularidade. Sinceramente? Já tô até acostumada a tentar cochilar de tarde e acordar congelada. Nem as alucinações me assustam mais.

    ResponderExcluir
  14. Ja tive muita paralisia do sono.
    Nunca tive alucinações visuais,mas ouvia muitas vozes, como se milhares de pessoas chorassem, rezassem,lamentassem e entoassem cânticos tristes e desesperados. É eu não conseguia mover nem o mindinho do pé, ficava com cagaço mas não sabia o que era.
    Já tem anos que não aparece, não durmo mais se barriga pra cima, aí parou.

    ResponderExcluir
  15. Ja tive muita paralisia do sono.
    Nunca tive alucinações visuais,mas ouvia muitas vozes, como se milhares de pessoas chorassem, rezassem,lamentassem e entoassem cânticos tristes e desesperados. É eu não conseguia mover nem o mindinho do pé, ficava com cagaço mas não sabia o que era.
    Já tem anos que não aparece, não durmo mais se barriga pra cima, aí parou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre cobria os olhos antes de dormir e isso refletia no sonho lúcida eu não enxergava caso aparecesse algo...so sentia o que era menos desesperador!!!

      Excluir
  16. Ja aconteceu uma coisa muito tensa comigo...mas prefiro nao dizer pois tenho medo que aconteca de novo...tenho 28 anos,nao a nada desse mundo que eu tenha medo...mas isso nao e desse mundo entao...

    ResponderExcluir
  17. Engraçado q acontece sempre as 03:00 da manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo acredita-que esse seja o horários em que os espíritos malignos estão mais ativos!!!

      Excluir
  18. Nossa, eu já tive paralisia do sono quando eu tinha uns 10 anos, acho. E foi desesperador. Eu tentava me mecher e gritar e nada saia e parecia que durou muito tempo. Eu fechei os olhos e começei a rezar para Deus e minutos depois eu consegui meus movimentos de volta.
    Nunca mais tive e espero que nunca mais aconteça.

    ResponderExcluir
  19. Minha mae ja teve paralisiado sono, o relato dela é tenso mas estou com preguiça de escrever. Mas basicamente, quando ela orou a coisa sumiu e ela saiu do "transe". Mas o mais estranho é que quando ela levantou da cama pra ir pro quarto da mae dela, ela passou em frente a.um espelho, e nesse espelho ela viu a "coisa" , mesmo depois da paralisia ter acabado

    ResponderExcluir
  20. bizarro
    eu em 16 anos de vida nunca tive isso, e meu Deus, espero nunca ter ;-;

    ResponderExcluir
  21. quando eu era menor eu tinha terror noturno com muita frequência, eu fazia xixi na cama todos os dias por causa disso. eu sempre acordava com vontade de ir no banheiro mas não conseguia me mover e ficava escutando como se fosse alguém batendo o dedo na minha janela (como se fosse chamando, sabe?) e eu não conseguia fazer nada, só ficar parada suando frio até o dia nascer e meu quarto ficar claro, mas até esse ponto eu já tinha feito xixi lá mesmo. isso aconteceu por muito tempo, eu parei de fazer xixi na cama com uns 11/12 anos só. o pior é que eu não acordo mais de noite com vontade de ir no banheiro pra acontecer, geralmente é eu deitar pra dormir e simplesmente não conseguir pensar em nada, só sentir esse medo inexplicável que me paralisa e eu fico assim até de manhã. eu nunca abri os olhos portanto nunca alucinei visualmente, mas sensações de ser observada, barulhos e até sentir meu colchão pesar onde não tem nada já aconteceu.

    ResponderExcluir
  22. ESCLARECIMENTOS E DICAS!

    Oi Gente!

    Dos meus 15anos até meses atrás eu sempre tive sonhos lúcidos e catalepsia(paralisia durante o sono).

    Eu lia artigos e livros,contos,relatos sobre o assunto que pudessem me explicar,tirar dúvidas e muitos pesos psicológicos!

    Claro que sonhos lúcidos e catalepsia constantes tiram o prazer da soneca ou de uma boa noite de sonho!

    Eu sempre via coisas estranhas sombras,seres malignos e que até sentia eles entrando em meu corpo,ou pressionando muita força sobre meu peito a ponto de não conseguir respirar ,ou tendo relação sexual enquanto eu estava paralisada!Além de sentir um medo potencializado fora do normal!

    Só Jesus na Causa...Era horrível!

    Eu tenho uma vida espiritual com Deus restaurada e depois disso nunca mais tive sonhos lúcidos com seres malignos,vultos,sombras,presenças nem catalepsia!

    Segundo o cristianismo os súcubos e incubos é a casta de demônios mais responsável por esses ataques nos sonhos!

    Sonhos têm uma importância muito grande no mundo antigo e atual como os sonhos do Faraó,os sonhos do Rei Nabucodonosor da Babilônia esses homens reconheciam o valor oculto dos sonhos e sempre tinham a sua volta intérpretes,magos pois o significados dos mesmos mudariam tudo!

    E quem de nós nunca tivemos sonhos premonitórios,proféticos,ou diferente do usual?

    E acredite o mundo dos sonhos podem sim ser atacados por forças externas espirituais(demônios) ou matériais do mundos físico(barulhos externos,clima,vozes e etc)

    Falando de sonhos lúcidos e catalepsia quem teve experiência do tipo sabe o quão aterrorizante é vc tentar acordar e não conseguir ainda mais tendo visões estranhas!

    Com os anos eu desenvolvi minhas próprias técnicas para acordar rápidamente quando isso acontecia(Tentar mover alguma parte do corpo,até se locomover o que significa que sua consciência está ficando mais desligada e vc não sente seu corpo na posição em que dormiu!Daí o inconsciente fica mais ativo e você se move)

    A maneira mais comum para acordar é se jogar de algum lugar depois de conseguir se mover!

    Ex:Rolar do sofá ou da cama em direção ao chão sem nenhuma chance de defesa!



    *Noticia ruim:vc pode 'acordar' paralisado novamente tipo prometeu que vivia e morria todos os dias rs...

    Mas continue tentando!

    *Noticia boa:Você acorda pra vida real...



    Dica: Quando entrar em estado de catalepsia se acalme e analise o ambiente em volta vc está sonhando embora seja 'o mesmo lugar em que vc adormeceu'...

    Comece a observar o local em que vc dorme sempre tem algo que distoa no sonho

    #ex:um quadro que vc sabe que não tem na vida real,uma porta extra que não existe,uma tv cor de rosa que vc ñ tem,o horário do relógio diferente do tempo externo!

    Tudo isso pra vc ligar sua consciência e identificar que está dormindo!

    Vc começa ter domínio dos seus sonhos lúcidos!

    Beijos da Ynna!

    ResponderExcluir