14/03/2012

Polybius


Polybius é um arcade que teve seu lançamento limitado a uns poucos fliperamas num subúrbio de Portland em 1981. Há várias estranhas histórias a respeito desse jogo, como crianças sofrendo vários sintomas preocupantes após jogá-lo. O jogo foi revolucionário para a época, sendo muito colorido e colocando o jogador na mão contrária dos jogos convencionais da época. Em vez de você ser uma nave que atirava nas pedras, você jogava as pedras na nave, ou mais menos isso.


A década de 80 é marcada por lendas urbanas e esse jogo ao sumir do mapa em menos de um mês de circulação, ganhou várias histórias, lendas, e especulações sobre o mesmo. Os fatos são contados pelos que jogaram o Polybius e pelos donos das lojas que tiveram a maquina. Segundo os donos, frequentemente apareciam sempre os mesmos "homens de preto" que vinham e recolhiam dados das máquinas periódicamente. Mas em pouco tempo, o Polybius foi recolhido,no tempo que ficou fez sucesso, mas não teve nem tempo de sair dos Estados Unidos.
O jogo do Polybius era muito colorido,todo estilizado em uma tela pscicodélica e ficar piscando muitas vezes seguidas. Além disso, jogadores diziam que mostrava várias mensagens subliminares entre as "piscadas". Esses efeitos fizeram com que muitas pessoas tivessem ataques de epilepsia (há histórias sobre um garoto ter morrido por um ataque), aminésia, insônia, pesadelos, ataque de pânico, depressão e em alguns casos extremos, suícidio. E ainda sobre os efeitos que o jogo causava, eram opcionais de acordo com o que os homens de preto queriam e "programavam" a máquina.

Os rumores sobre este videogame dão conta de que ele foi supostamente desenvolvido por militares que usaram um algoritmo da CIA que afetava o comportamento das pessoas, mas o que foi divulgado era que uma empresa alemã chamada Sinneslöschen (Em alemão que dizer algo como “inibidor de sensorial”), que pela história só veio a criar propriamente esse jogo.

A Teoria conspiratória diz que a máquina foi feita pelo governo americano na época da guerra fria para controlar as pessoas, com hipnose, controle da mente entre outros métodos. Infelizmente (ou felizmente) ele não chegou por aqui, então até o jogo mesmo não passa de lenda.


Alguns curiosos recriaram o jogo de acordo com os relatos de quem jogou, e há diversos vídeos do youtube sobre o tema.





Dica enviada por e-mail pelo xará do meu parceiro de tradução, Gabriel Azevedo.

6 comentários:

  1. aquele simbolo no centro é a mandala

    ResponderExcluir
  2. Tem um ep. nos simpsons onde mostra esse tal de "Polybius"

    ResponderExcluir
  3. depois desse video eu to vendo tudo revirado

    ResponderExcluir
  4. É fundamentado em fractais, muito bem feito o jogo além de me deixar vendo tudo curvado por um tempo

    ResponderExcluir
  5. efeito de pentagrama rotatorio já vi isso algumas vezes usado como forma precaria de lavagem cerebral levando em conta que foi lançado em 1981 deve ter sido desenvonvido mais ou menos 5 anos antes na época deveria ser uma tecnica atual ainda , oque quero dizer é que esse pentagrama já é utilizado a muito tempo adivinha por quem isso mesmo nossos amigos iluminados somado ao efeito rotatorio colorido que abre supostamente portas da mente pra a niveis mais profundos do subconsciente , ex : o exorcista que mostra acada milisegundo uma imagem de um demonio rapido de mais para você ver mas que esta la e seu subconsciente ve i sofre a impreção causada por aquilo que ve

    ResponderExcluir