25/04/2013

O Incidente Max Headroom


Em Chicago, no dia 22 de Novembro de 1987, ocorreu um incidente chamado de "O Incidente de Max Headroom", onde dois canais de televisão americanos foram hackeados e tiveram seus sinais invadidos por um grupo de homens misteriosos.

A primeira invasão ocorreu no Canal 9 (WGN-TV). Durante o jornal na transmissão do programa de esportes "The Nine O'Clock News", a imagem foi cortada por cerca de meio minuto, onde apareceu um homem usando uma máscara do Max Headroom. O vídeo era curto e sem som, apenas com chiado. Quando o sinal voltou ao normal, o apresentador, visivelmente espantado, falou: "Bem, se você está se perguntando o que aconteceu, eu também."

Mais tarde naquela noite, por volta das 11:15, durante a transmissão do episódio "Horror of Fang Rock" da série Doctor Who, Canal 11 (PBS WTTW), o sinal foi "hackeado" usando o mesmo vídeo que foi transmitido durante o Canal 9, dessa vez com áudio distorcido. A pessoa com a máscara de Max Headroom apareceu, como antes, desta vez dizendo: "Agora chega disso. Ele é um maldito nerd", rindo e zombando. "Sim, eu acho que sou melhor que Chuck Swirsky, liberal idiota".

O homem não identificado continuou a dizer várias coisas, incluindo o slogan publicitário da Coca-Cola "Catch the Wave", segurando uma lata de Pepsi , depois atirando a lata longe e fazendo um gesto obsceno com uma extensão de borracha sobre o dedo do meio (o gesto foi cortado na parte inferior da tela, devido ao close-up da câmera). Em seguida, ele pegou a lata de Pepsi e disse: "Seu amor está desaparecendo", antes de tirar a extensão de borracha e começar a cantarolar a música tema do desenho "Clutch Cargo". Depois disso, o homem afirmava ter feito uma "enorme obra-prima para os maiores nerds leitores de jornal do mundo". Ele então levantou uma luva, dizendo: "meu irmão está usando a outra", e colocou a luva, afirmando que ela estava suja e outras coisas incompreensíveis.


A câmera de repente mostra a parte de baixo do homem. Suas nádegas estavam expostas, e ele estava segurando a máscara (agora removida) para a câmera, enquanto era espancado com um mata-moscas por um cúmplice não identificado usando um vestido. Nisso, o homem dizia: "Oh não! Eles estão vindo para me pegar! Venha me pegar, vadia!". A transmissão em seguida foi interrompida, e a invasão terminou depois de cerca de 90 segundos.


O Canal WTTW, que mantém seu transmissor em cima da então Torre Sears , descobriu que seus engenheiros não foram capazes de parar o "intruso". De acordo com o porta-voz da estação, Anders Yocom, os técnicos de monitoramento da transmissão "tentaram tomar medidas corretivas, mas não conseguiram". "No momento em que o nosso pessoal começou a olhar o que estava acontecendo, tudo já havia acabado", disse ele ao Jornal Chicago Tribune. A WTTF foi capaz de encontrar cópias da invasão com a ajuda dos fãs de Doctor Who, que estavam gravando o programa no momento do incidente.

A WTTW e WGN-TV se uniram com a HBO como vítimas da intrusão do sinal de transmissão. O Incidente Max Headroom causou manchetes nacionais e foi relatado na CBS Evening News no dia seguinte. Ambos os canais invadidos receberam inúmeros telefonemas de telespectadores que perguntavam o que havia acontecido durante a invasão das estações.

Não muito tempo após o incidente, a WMAQ-TV inseriu de forma humorosa clipes do incidente em um noticiário durante o programa de esportes de Mark Giangreco. "Muita gente pensou que era de verdade - os hackers invadindo nossa transmissão. Recebemos todo tipo de ligações sobre isso", disse Giangreco.

Curiosidade: Max Headroom é um personagem Britânico computadorizado de 1984. Ele apareceu em um clipe de musica e foi sucesso imediato, ganhando programa de TV, jogos de vídeo games, e virou garoto propaganda da Coca-Cola.

A INVASÃO:


O invasor e seus cúmplices nunca foram descobertos.

17 comentários:

  1. Acho melhor o Wyoming Incident. É mais assustador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aí parece mais uma crepepasta do que uma creepypasta... E sinceramente não foi nada agradável ver o traseiro desse sujeito!

      Excluir
  2. Aff, fala sério que alguém ficou com medo de um TROLL? esse é das antigas, mas é só um trollinho! drrr...


    ResponderExcluir
  3. Pode parecer estranho mas é disto que eu tenho medo, pessoas máscaradas, mistérios envolvendo tudo (o porque daquela máscara, que menssagem ele quis passar) e mesmo com sistemas de segurança "eles" conseguiram burlar tudo é como se estivessem mostrando: "Nós somos mais fortes, nós conseguimos." Sei lá é mais ou menos essa explicação pro meu medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, hackers que podem invadir sua conta nas redes sociais e mandar vírus são bem reais e assustadores e causam mais pânico que personagens de contos de terror, que por mais assustadores que sejam são de mentira!

      Excluir
  4. tiveram várias outras invasões esse ano mesmo teve uma durante um seriado um aviso sobre invasão de zumbis

    aqui tem mais outras interessantes

    http://grandesmisteriosdouniverso.blogspot.com.br/2012/03/invasoes-de-sinais.html

    ResponderExcluir
  5. eu qria fazer uma sacanagem dessa com a globo...
    só pra descontrair...
    qr saber...
    qlq dia desses eu vou sim...
    horário nobre...passando novela...

    ResponderExcluir
  6. sera que os caras do O Incidente de Wyoming e os do Incidente Max Headroom não são as mesmas pessoas? pensa bem, os dois aconteceram no mesmo ano, ou sera que isso só foi uma "modinha" entre hackers?

    ResponderExcluir
  7. net lixo não me deixa ver videos ¬¬

    ResponderExcluir