01/12/2013

Fotografias Post Mortem

Na Era Vitoriana, era comum a pratica de fotografia dos mortos, especialmente no final do século 19. A fotografia Post-mortem era uma maneira barata para as pessoas que não tinham muitas condições pudessem imortalizar seus entes queridos mortos, principalmente as crianças. A taxa de mortalidade infantil era significativamente alta nesse período, e as fotografias post-mortem eram geralmente as únicas fotografias que uma criança teria.



Os corpos eram geralmente colocados em posição natural como sentado em uma cadeira ou no sofá, e os olhos eram abertos para dar a ilusão de vida.

Se o morto era uma criança, a mãe muitas vezes era fotografada com ele, às vezes até carregando o corpo nos braços. Em algumas circunstâncias, os olhos do morto permaneciam fechados, e o corpo era posto em uma cama, como se estivesse em sono profundo.

Apesar da mórbida natureza das fotografias, esses retratos eram geralmente um trabalho simples para o fotógrafo. Os corpos sempre se provavam perfeitos para fotografias, parados o suficiente para eliminar os borrões dos movimentos dos vivos e reter os detalhes intricados dos rostos.

Esse efeito, combinado com a posição que parecia dar vida aos corpos, às vezes ofuscava os vivos nos retratos. Porém é claro, sempre havia exceções. Em 1899, por exemplo, um fotógrafo chamado Louis Desmond teve que tirar várias fotos de uma garotinha.

O corpo dela foi posto em uma cadeira feita especialmente para os mortos, com uma estrutura que mantinha os corpos completamente parados para a fotografia. Apesar da estrutura e da rigidez do corpo e do rosto da garotinha, a sua mão esquerda saia inexplicavelmente borrada em algumas fotografias.

O fotografo culpava a mãe pelo borrão, convencido que seus movimentos estavam fazendo as tábuas soltas do soalho do estúdio tremerem, fazendo com que a cadeira se movesse.

As fotografias, no entanto, provavam outra coisa – as fotos onde a mãe estava perto do corpo mostravam que a mão da garotinha permanecia perfeitamente imóvel.



Fonte (imagens): aqui

42 comentários:

  1. Parece o slender saindo das tetas da mulier rçrçrç

    ResponderExcluir
  2. Que loco, tipo, morreu que pena, borá tirar uma foto p postar no face '-'

    ResponderExcluir
  3. Senhora dos Absurdos venha conversar comigo.

    ResponderExcluir
  4. Postou isso pq viu o filme do sbt ontem kkkk

    ResponderExcluir
  5. Na história de hoje aprendemos que antigamente tiravam apenas uma foto das pessoas sem vida, enquanto hoje tiram quinhentas fotos das pessoas sem cérebro.

    ~Até a próxima, gente que usa o facebook~

    ResponderExcluir
  6. Aposto que sentiram saudades do tio Nobuo : )

    ResponderExcluir
  7. Vamos tirar fotos com os/dos cadáveres, eles disseram.
    Vai ser divertido, eles disseram.

    ResponderExcluir
  8. falaram sobre uma mão borrada mas nem falaram do slender voador sa segunda foto.

    ResponderExcluir
  9. Ei, Gabriel, Alex, quando sai o luna game X parte 2?

    ResponderExcluir
  10. Ei pessoal do skype vcs podem me add?adoraria falar com outros creepers

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre achei esse pessoal das antigas meio bizarro.

    ResponderExcluir
  12. - Viu aquela moça que tirou foto da filha morta ?
    - Não
    - Ta no face
    - To

    ResponderExcluir
  13. Na verdade as algumas informações que o texto da são erradas os pintores da época ficaram putos porque as fotos tavão substituindo as pinturas e espalharam o boato que as fotos roubavam a alma da pessoa, como a foto era algo muito foda na época queriam continuar tirando-as mas por conta dos boatos tiravam apenas dos mortos

    ResponderExcluir
  14. Na verdade as algumas informações que o texto da são erradas os pintores da época ficaram putos porque as fotos tavão substituindo as pinturas e espalharam o boato que as fotos roubavam a alma da pessoa, como a foto era algo muito foda na época queriam continuar tirando-as mas por conta dos boatos tiravam apenas dos mortos

    ResponderExcluir
  15. o pessoal na África tá tirando foto post mortem com o Mandela ô_Ô
    não sei se vocês estão sabendo?

    ResponderExcluir