19/03/14

A música perdida do Foo Fighters

Em 1997, Foo Fighters lançou seu segundo álbum, "The Colour and The Shape". Foi lançado em maio, com um atraso de vários meses em relação à previsão de que fosse lançado entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. Atrasos em lançamentos são coisas normais na indústria da música, portanto ninguém achou muito estranho. Vale notar que embora "The Colour And The Shape" seja o segundo álbum do Foo Fighters, esse é na verdade o primeiro álbum feito por uma banda de verdade, uma vez que o primeiro álbum foi gravado inteiramente por Dave Grohl sozinho.

O segundo álbum consiste de treze faixas. De acordo com fontes próximas a banda, seriam quatorze, mas a décima quarta foi removida antes do lançamento do álbum. Mudanças na tracklist de um álbum também não são incomuns, e ninguém se importou com essa suposta décima quarta faixa. No fim de 2008, mais de 11 anos após o lançamento do álbum e 1 ano após a reedição especial de 10 anos, que contou com 6 B-sides, alguns rumores surgiram a respeito a décima quarta faixa que estaria no álbum original.

No começo, as pessoas acharam que ela seria uma das 6 B-sides inclusas na reedição de 2007, mas logo surgiu a certeza de que não era. Isso desapontou os fãs, que queriam toda e qualqur faixa do Foo Fighters que pudesse existir.

Nessa época, a curiosidade aumentou e diversos fãs começaram a perguntar aos integrantes da banda, através de cartas e e-mails, coletivas, etc., a respeito da décima quarta faixa. Quando perguntados a respeito, ou eles diziam ser incapazes de lembrar ou então mudariam de assunto. Supostamente, em uma tarde de autógrafos em 2008, após ser interrogado por diversos fãs a respeito da faixa, Dave Grohl saiu às pressas do local, visivelmente alterado. Os demias integrantes o seguiram pouco depois.

Algum tempo depois, alguém que supostamente trabalhou na produção do álbum em 97 disse que a faixa, supostamente chamada "Perennial", foi gravada por Dave Grohl sozinho, em poucas horas, enquanto os demais membros e a equipe estavam bebendo em um bar, pouco antes da data original para o lançamento do álbum. Ele queria que ela fosse a décima quarta faixa. Durante a demonstração da faixa, entretanto, Pat Smear, na época guitarrista e backing vocal, supostamente ficou furioso com Grohl, mas ninguém soube ao certo por quê. Segundos depois, ele saiu do estúdio, ainda furioso.

Embora a fonte não saiba ao certo se essa foi a razão que fez Smear sair de repente da banda em 1997 (retornando uma década mais tarde), ele suspeita que foi, ao menos, o principal motivo. Grohl não pareceu afetado pela reação de Smear, e insistiu que a faixa fosse incluída no álbum. Ninguém se mostrou contra.

No dia seguinte, enquanto era feita a mixagem final, Smear retornou e exigiu falar sozinho com Grohl. Embora fosse em particular, todos no estúdio puderam ouvir os dois tendo uma "discussão bastante aquecida" a respeito da décima quarta faixa. É dito que Smear repetiu diversas vezes que Grohl "estava roubando uma das faixas mais privadas de Kurt" e sobre o quanto Grohl "sabia o quanto essa faixa significava para ele [Kurt?]", mas Grohl se manteve indiferente. Depois de alguns minutos, Smear saiu do estúdio e não voltou mais. Grohl, visivelmente agitado, continuou mais um pouco no estúdio e depois saiu para aliviar a cabeça.

No dia seguinte, Grohl, de ressaca e, provavelmente ainda bêbado,  entrou no estúdio e tentou mixar as faixas. Estava furioso, completamente desgrenhado e parecia confuso. Eventualmente os outros exigiram que ele saísse e não voltasse até estar limpo novamente. Grohl sumiu por dias, e teve de ser procurado. Os outros membros da banda o encontraram em um motel, sozinho, ainda mais bêbado e balbuciando que iria "manter a décima quarta faixa" e que "Kurt não o assustava".

Depois de uma discussão, ele disse que iria pra casa dormir e que voltaria no dia seguinte com a cabeça mais areada. Ele não retornou: sumiu por quase duas semanas sem deixar rastro. Os outros continuaram trabalhando no estúdio, mas a essa altura Pat Smear já tinha saído da banda e disse que não se importava com o que seria feito com o álbum.

Duas semanas depois, os membros da banda disseram ter recebido ligações de Grohl, todas na mesma noite. Era dito que ele soava apavorado e incoerente, parando no meio das frases para gritar com alguém ou algo perto dele. Ninguém pôde entender o que ele estava dizendo e tiveram que desligar em algum momento. No dia seguinte, ele apareceu de surpresa no estúdio. Estava pálido e extremamente nervoso. Tremia bastante e não fez contato visual com ninguém, além de estar com marcas estranhas pelo corpo todo.

Ele pediu desculpas pelo seu comportamento, antes de dizer aos executivos da gravadora, um tanto relutante, que gostaria de excluir a décima quarta faixa do álbum. Quando foi perguntado se gostaria que ela ficasse como um B-side para um single ou para algum lançamento futuro, ele falou bruscamente que queria que a faixa fosse excluída para sempre, e que foi um enorme erro tê-la gravado.

Mesmo sem saber por que ele teve essa reação, a faixa foi excluída, e Grohl levou as masters para fora do estúdio, destruíndo-as e depois queimando os restos. Depois disso, ele voltou ao normal, contando piadas, e retornou aos trabalhos para finalizar o álbum - cujo lançamento foi atrassado em semanas. Ele não quis falar sobre onde esteve e o que aconteceu com ele. A banda, suspeitando que Smear teria sequestrado e feito algo com Grohl, decidiu procurá-lo e exigir saber o que aconteceu naquelas duas semanas. Mas Smear estava na Europa o tempo todo.

Depois de ouvir sobre a maneira que Grohl estava agindo desde que havia saído da banda, Smear contou que a música que Grohl havia gravado para ser a décima quarta faixa foi na verdade escrita por Kurt Cobain, que queria usá-la como single do último álbum do Nirvana, In Utero. Smear disse que era provavelmente a melhor música que Kurt havia escrito, mas o próprio Kurt não tinha certeza se ela caberia no álbum. Grohl se mostrou contra, dizendo que a música era uma merda e que NÃO caberia no álbum. Smear suspeitou de Grohl; afinal, ele queria sair do Nirvana e montar sua própria banda. Talvez ele quisesse roubar a música de Kurt e gravá-la em sua própria banda. Kurt decidiu não gravar a música, e "Heart Shaped Box" foi lançada como single.

Depois da morte de Cobain e o fim do Nirvana, Grohl, em busca de membros para a sua nova banda, convenceu Smear que ele não tentou sabotar Kurt e o último álbum do Nirvana, que foi um sucesso mesmo sem a faixa. Smear acabou concordando em fazer parte do Foo Fighters, fazendo a primeira tour e depois participando da gravação do segundo álbum. Não se sabe se os dois ainda discutiram soure a música antes do episódio ocorrido em 97.

Dave Grohl não aceita falar sobre o que aconteceu nessas duas semanas que fez com que ele decidisse tirar a décima quarta faixa do álbum. Onde ele estava, quem, se é que houve alguém, estava com ele, como ele se machucou tanto, tudo ainda é um mistério até mesmo pra seus amigos mais próximos e sua família. Nem ele, nem nenhum membro do Foo Fighters, aceita falar dessa faixa.

Mesmo com a confirmação dada pela fonte de que ele viu Dave destruiu a música, sendo impossível que ela fosse incluída no CD, ele também diz que supostamente ela ainda apareceu em algumas cópias dos CDs comprados na data do lançamento, sendo que pessoas que não estavam envolvidas na produção, ou mesmo providas de qualquer informação a respeito dela, são capazes de recitar a letra completa. Entretanto, ele não encontrou ninguém capaz de executar a música por completo.

41 comentários:

  1. Diz a lenda que a música foi achada por Mike Mosqueteiro e gravada pelo mesmo.

    http://www.youtube.com/watch?v=r-ouCl265KM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Esse vídeo não está disponível. Desculpe."

      Excluir
    2. É aquele bebum que foi gravado cantando uma música com o violão "Tchanana nanana, tchanana nanana, vai vai vai" ele viralizou no YT brasileiro.

      Excluir
  2. And i swear that i don't have a gun
    No, i don't have a gun

    Creepy FODA DEMAIS FLW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polly wants a cracker
      I think I should get off her first
      I think she wants some water
      To put out the blow torch

      Isn't me?
      Have a seed
      Let me clip
      Dirty wings
      Let me take a ride
      Cut yourself
      Want some help?
      Please myself
      Got some rope
      Have been told
      Promise you
      Have been true
      Let me take a ride
      Cut yourself
      Want some help?
      Please myself

      Polly wants a cracker
      Maybe she would like some food
      She asked me to untie her
      A chase would be nice for a few

      Isn't me?
      Have a seed
      Let me clip
      Dirty wings
      Let me take a ride
      Cut yourself
      Want some help?
      Please myself
      Got some rope
      Have been told
      Promise you
      Have been true
      Let me take a ride
      Cut yourself
      Want some help?
      Please myself

      Polly said...
      Polly says her back hurts
      She's just as bored as me
      She caught me off my guard
      It amazes me, the will of instinct

      Isn't me?
      Have a seed
      Let me clip
      Dirty wings
      Let me take a ride
      Cut yourself
      Want some help?
      Please myself
      Got some rope
      Have been told
      Promise you
      Have been true
      Let me take a ride
      Cut yourself
      Want some help?
      Please myself

      ESSA é foda.

      Excluir
    2. Lemme take a ride, cut yourself ♫

      Excluir
    3. Li a creppy com essa música na cabeça. '-'

      Excluir
    4. We passed upon the stairs, we spoke in was and when
      Although I wasn't there, he said I was his friend
      Which came as a surprise I spoke into his eyes
      I thought you died alone, a long long time ago

      Oh no, not me
      we never lost control
      You're face to face
      With The Man Who Sold The World

      I laughed and shook his hand, and made my way back home
      I searched for form and land, for years and years I roamed
      I gazed a gazely stare, we walked a million hills
      I must have died alone, a long long time ago

      Who knows? not me
      I never lost control
      You're face to face
      With the Man who Sold the World

      Who knows? not me
      We never lost control
      You're face to face
      With the Man who Sold the World

      Excluir
    5. My cock is much bigger than yours
      My cock can walk right through the door
      With a feeling so pure
      It's got you screaming back for

      Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar
      Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar

      My shit stinks much better than yours
      My shit stinks right down to the floor
      With a feeling a feeling so pure
      It's got you coming back for

      Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar
      Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar

      Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar
      Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar

      Can't you see that I love my cock

      Cant you see that you love my cock

      Cant you see that we love my cock

      We're the regulators that deregulate
      We're the animators that de-animate
      We're the propagators of all genocide
      Burning through the world's resources
      Then we turn and hide

      We're Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar
      Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar

      We're the regulators that deregulate
      We're the animators that de-animate

      We're Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar
      Cool, in denial
      We're the cruel regulators smoking cigaro, cigaro, cigar
      Cigaro, cigaro, cigaro

      My cock is much bigger than yours
      My cock can walk right through the door
      With a feeling so pure
      It's got you screaming back for more

      SOAD , Manolinhos

      Excluir
    6. Meu pau é mais grande que o seu
      Meu pau atravessa. a porta :v

      Excluir
  3. Vai lá Dave, rouba a música do Kurt, mas não reclama se ele te puxar pelo pé de noite

    ResponderExcluir
  4. Melhor musica escrita pelo Cobain? Isso é facil, tds as musicas dele ja sao uma merda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, opiniões são opiniões.

      Excluir
    2. Uma letra boa ser do Kurt seria raridade mesmo. :D

      Excluir
    3. Não conheço uma infinidade de musicas do nirvana, mas as que eu conheço ñ me agradam... Somente minha opinião, ok?

      Excluir
  5. Seria muito legal ouvir essa música, ainda me lembro de quando o Kurt morreu, e ainda me dá uma dor tão grande, foi uma das poucas mortes que me afetou emocionalmente, e foi tão triste ter vivido aquilo, saber cada suposto detalhe. Me lembro como se tivesse sido ontem, mas mesmo sem música misteriosa, Kurt deixou, nas músicas, um legado único e isso nunca vai se desfazer :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Vitória... você tinha quantos anos em 1994? o.ô

      Excluir
    2. Eita O.O ,sempre achei que você fosse mais nova que eu

      Excluir
    3. Erro comum amigo, erro bem comum...

      Excluir
    4. Princesa Vickye é da Era dos Dinossauros, Rodrigo. Enquanto as crianças de hoje em dia tem cãozinhos, dona Vickytoriah tinha um pequeno pterodátilo.

      Excluir
    5. Não é Pterodátilo, além de barulhentos são muito arruaceiros e cagam pedras, apesar de ter gosto de galinha, só vale a pena por isso, deixa-los beeem gordinhos e depois assar na churrasqueira. Tenho um Velociraptor vegetariano que come frango, ele é dócil, amigável, serve como transporte e é muito fofinho, além de cagar pequenas nuvens de caquinha com milho que são fáceis de limpar! =D


      É uma pena que vc não saiba disso Agnes Forasteira ¬¬ estou decepcionada.

      Excluir
  6. i can't see... the end of me... Gosto mais dessa

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muito de ouvir essa música, imagino uma coisa bem foda como tudo que já escutei do Nirvana.
    Nasci 1 ano depois da morte do Kurt, e quando vi a foto do dito cujo morto, eu senti uma tristeza muito grande nem sei bem o por quê.
    Durante dias eu não conseguia mais ouvir Lithium, Polly pra relaxar, porque elas me deixavam depressiva, só me senti normal um tempo depois.
    Bem interessante esse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre ouço nirvana quando to deprimido, agora mesmo estou ouvindo uma.

      Excluir
  8. Espera, se eu roubar uma música do Kurt ele vai virr de noite puxar meu pé...? Que sinistro.

    ResponderExcluir
  9. Resumindo a creepy: Grohl se fudeu e pra não se fuder mais,desistiu da ideia que fudeu a fodalidade causada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elementar, minha cara Watson.

      Excluir
    2. Agora, imagine o Sherlock dizendo essa frase com a feição do meu avatar. hueheuheuheuehu foi inevitável...

      Excluir
  10. ISSO ME LEMBRA UMA FRASE QUE UMA MINA DISSE "NOSSA O BATERISTA DO NIRVANA É PARECIDO COM O VOCALISTA DO FOO FIGHTERS SERÁ QUE ELES SÃO IRMÃOS ??" PROFUNDO ISSO AE :,)

    ResponderExcluir
  11. Heart Shaped Box é um saco. A única menos chata é In Bloom. -.-

    ResponderExcluir
  12. É por isso q prefiro punk rock... Não tem essas capirotagi

    ResponderExcluir
  13. Where do bad folks go when they die?
    They don't go to heaven where the angels fly
    They down to lakw of fire and fry se him again till the five of july
    Essa é foda

    ResponderExcluir
  14. Dave, se você for roubar a música do Kurt, chama os GhostBusters pra eles ficarem de prontidão.

    ResponderExcluir