14/07/2014

Creepypasta dos Fãs: Tulpas

O nome Tulpa vem das crenças tibetanas. É uma criatura materializada pelo pensamento humano que deve servir ao seu criador.

Imagine que você tenha um poder de concentração e meditação tão forte que seus pensamentos tomem forma física. Comigo não funcionou... Tentei fazer um sanduíche de presunto e fiquei só na vontade.
Claro. Se as coisas fossem tão fáceis o mundo estaria cheio de Tulpas. Segundo os monges tibetanos existe certa fórmula para isso. Em 1960 uma pesquisadora teve acesso a essas fórmulas. Seu nome é Alexandra David-Neel e ela descreveu sua experiência em seu livro "Magic and Mystery in Tibet".

Ela explica que existem conseqüências na criação de um Tulpa.

Um Tulpa depois de criado (que pode ter o formato que você desejou) não está totalmente preso a sua vontade. Assim como uma criança obedece a seus pais na infância e depois passa a ter vida própria ao se desenvolver, o Tulpa em pouco tempo passa a demonstrar certos traços de rebeldia. Como lhes faltam conceitos básicos de humanidade, podem se tornar agressivos machucando ou até matando seus criadores.
Nessa fase o Tulpa pode até ser enviado numa missão e não retornar, seguindo "vida própria".

Na maioria dos casos o Tulpa desaparece frente a morte de seu criador, porém existem relatos de criaturas cujo poder de criação foi tão forte que sobreviveram a isso.

A existência dos Tulpas poderia explicar diversos Casos Sobrenaturais. O tal Bicho Papão pode ser nada mais nada menos que uma criação mental inconsciente do medo de uma criança frente à escuridão.

Percebeu que você passa a se sentir vigiado ao ver ou ler alguma história de terror que realmente te assuste? E se nesse estado você esteja criando um Tulpa de forma inconsciente e esteja a um passo de materializar seus medos? E se os fantasmas sejam apenas Tulpas incompletos materializados pela força do pensamento humano? E se os amigos imaginários das crianças solitárias não sejam Tulpas manifestados pela vontade de ter alguém para brincar?

Imagine uma mansão antiga onde crimes foram cometidos. Ela fica abandonada. Os moradores da vizinhança temem o local devido ao seu passado. Então o inconsciente coletivo começa a gerar projetos de tulpas na mansão. Não são completos... Apenas sugestões. Os tulpas aparecem em relances para alguns poucos coitados que os confundem com fantasmas. o local fica conhecido alimentando a força das mentalizações e o local passa a ser "assombrado". Enquanto alguém estiver acreditando e mentalizando, o local permanecerá sendo um local de manifestação incompleta de tulpas.

Encontrei relatos na internet de pessoas que acreditam que até o Monstro do Lago Ness seja um Tulpa... Que idiotas! Todos sabem que Nessie foi um animal de estimação dos alienígenas Bellatrax Greys da constelação de Orion que se perdeu e foi esquecido na Terra.

O escritor H. P. Lovecraft tinha sua própria visão de seres semelhantes a Tulpas. Em seus livros ele descrevia criaturas chamadas de Shoggoths. Para chegar a eles preciso descrever um pouco do misticismo criado por esse autor. Segundo ele, o mundo já foi habitado antes da existência humana por seres alienígenas. Esses seres tinham em seu poder os tais Shoggoths, criaturas amorfas que podiam tomar qualquer forma e servi-los para as tarefas que desejassem. Assim como os Tulpas, os Shoggoths aos poucos começaram a ter rompantes de consciência e por fim acabaram se rebelando contra seus criadores e iniciado uma guerra que dizimou boa parte da sociedade.

Segundo Lovecraft esses seres habitavam a Terra no lugar onde hoje são os polos terrestres e acreditava que ainda pode haver Shoggoths ou até mesmo antigos alienígenas congelados por lá.

Voltando um pouco ao episódio de Arquivo X que me inspirou a fazer esse artigo, os agentes do FBI, Mulder e Scully, se disfarçam de compradores de uma casa num condomínio de luxo onde pessoas estão desaparecendo sem vestígios. Eles percebem que as regras do condomínio são extremamente rígidas e seus moradores demonstram certo temor em não cumpri-las. Não é a toa... Uma criatura humanóide feita de barro mata qualquer um que não cumprir as regras. uma lâmpada queimada no quintal pode assinar sua sentença de morte. Os investigadores descobrem no fim que se trata de um Tulpa criado pelo síndico (O mesmo passava férias no Tibet) para manter a ordem no local. Um bom lugar para se morar!

Um episódio da Série "Supernatural" também aborda a existência dos Tulpas. Nele, um fantasma amedronta uma velha casa abandonada numa pequena cidade. O estranho é que o fantasma não pode ser destruído pelos tradicionais métodos que os caçadores usam. Então eles descobrem que é um Tulpa alimentado por uma lenda urbana num site da internet. Também acham um símbolo tibetano pintado na parede da velha casa... O que explica por que Papai Noel nunca aparece mesmo tendo milhões de crianças pensando nele...

Não é preciso apenas pensamento para a manifestação final e sim todo um ritual para que o Tulpa tome forma física.

Autor: Isabela Flor

21 comentários:

  1. Ta, mas se os Tulpas só são vistos pelas pessoas que os criaram, por que há várias pessoas relatando que viram os mesmos fantasmas, n faz sentido, e essa criatura feita de barro lembra mais o Golem da crença Judia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque no momento em que você falar de um Tulpa que você mesmo criou à outra pessoa, ela vai criar uma própria imagem de tal, tornando-se também uma criadora.

      Excluir
  2. Entao eu tenho uma tulpa, só q eu apenas sinto sua presença, ele bate na janela pra chamar minha atençao, mas minha sanidade esta indo agua a baixo, pq eu n consigo velo ;-;

    ResponderExcluir
  3. Queria um tulpa pra fazer de mordomo e.e ia se chamar James e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha se chamaria "SOCORRO, ELA TÁ ME MATANDO".

      Excluir
    2. SOCORRO, ELA TÁ ME MATANDO, TRAGA-ME UMA XÍCARA DE CHÁ, POR FAVOR.

      Excluir
    3. Eu chamaria o James se tiver matando mesmo e.e

      Excluir
    4. A Rey iriq atras de vc com o haunt, o gargula e a mary bastião kkkkkk

      Excluir
    5. Se ela fizesseo isso eu usaria ela de empregada ou entao falaria "haaa recalcada do meu James 2.0 que nao é roxo e.e"

      Excluir
  4. Quando o texto começou a explicar os Tulpas eu lembrei na hora desse episódio do sobrenatural kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Pensei o mesmo. Li essa a pouco tempo por aqui mesmo.

      Excluir
  6. Gzuis '-' esses fas estao sendo verdadeiros **** , roubando creepys do wiki e botando como seu

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que essa crença partia do oriente... usa-se 'tulpas' no sistema ocidental de magia caótica, e a chamamos de Servidores.

    BBizarro

    ResponderExcluir
  8. ALIAS a magia caótica esta fortemente relacionda com Lovecraft mesmo. Interessante, porque comentei antes de ler a creepy inteira!

    Brasil Bizarro

    ResponderExcluir